A Polícia de São Paulo deve indiciar, por furto qualificado, o decorador investigado por furtar obras sacras de igrejas de São Paulo. Nessa quarta-feira (10), os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão em um sítio do suspeito, localizado em Cotia, na região Metropolitana.
No local, os investigadores localizaram diversas obras sacras que estavam sendo utilizadas para decorar o imóvel como imagens de santos e quadros. Há também batinas e outras indumentárias, além de livros religiosos, vasos e outros instrumentos.
As apreensões foram realizadas pela equipe da 1 DP, localizada no bairro da Sé, e autorizadas pela Justiça após a quebra do sigilo do celular do suspeito. Por meio desses dados, os investigadores conseguiram chegar ao endereço localizado no município vizinho.
A CNN tenta contato com a defesa do suspeito.
A Igreja Terceira da Ordem do Carmo já reconheceu alguns objetos por meio de fotos. Representantes da paróquia irão à delegacia na sexta-feira para dar sequência aos trâmites de recuperação.
Em fevereiro, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca em um apartamento do decorador no bairro de Higienópolis. No endereço, os agentes encontraram dezenas de mantos, quadros, ornamentos e duas bíblias em latim sem documentação e expostos na residência.
A suspeita começou quando funcionários da igreja fizeram um levantamento do acervo e deram falta de um crucifixo prata maciço. Ao verificar as Imagens de câmeras de segurança da igreja, os funcionários notaram o suspeito saindo de salas com peças históricas cobertas por panos e colocando os objetos no porta-malas do carro.
O homem, que trabalhava como decorador na igreja, foi levado para a delegacia e, em depoimento, afirmou que as obras são heranças e peças compradas em antiquários. As investigações apontam que ele trabalhou em diversas igrejas históricas de São Paulo.
Parte dos materiais recuperados na primeira operação já foi devolvida, enquanto outros materiais foram levados para o museu de Arte Sacra de São Paulo, que catalogou e está fazendo a guarda técnica dos objetos.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Polícia deve indiciar suspeito de furtar obras sacras em igrejas de SP no site CNN Brasil.