Tarifas de 84% da China sobre EUA entram em vigor nesta quinta (10)

A China colocou em vigor a partir desta quinta-feira (10) uma tarifa de 84% sobre produtos importados dos Estados Unidos.

A medida é um dos desdobramentos mais recentes do imbróglio comercial deflagrado no dia 2 de abril, quando o presidente Donald Trump anunciou uma série de “tarifas recíprocas” aos parceiros comerciais dos EUA.

Na ocasião, Trump acusou a China de aplicar uma tarifa média de 67% sobre os produtos norte-americanos. A postura adotada pelo republicano foi de anunciar uma nova cobrança de 34% sobre os importados chineses, o que elevaria a taxa total cobrada pelos EUA a 54%.

Em resposta, Pequim anunciou uma tarifa também de 34% sobre os importados norte-americanos.

Ao longo do final de semana, o presidente dos EUA criticou a decisão chinesa e disse que os EUA venceriam o que chamou de “revolução econômica”. Trump deu até terça-feira (8) para a China voltar atrás. Uma vez que o país asiática não atendeu a demanda, Trump subiu a tarifa final aplicada sobre os chineses a 104%.

Pequim prometeu contramedidas e por fim acabou anunciando a sobretaxa de 84%.

A última escalada veio do lado de Trump. Na quarta-feira (9), o presidente dos EUA adiou a aplicação de taxas maiores que 10% por 90 dias. Exceto para a China. No caso dos produtos chineses, o republicano elevou a tarifa de importação a 125%.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Tarifas de 84% da China sobre EUA entram em vigor nesta quinta (10) no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.