O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a saída do tenente-coronel Rafael Martins de Oliveira da prisão temporariamente.
Oliveira havia feito o pedido para poder ir a uma consulta no dentista em Niterói (RJ).
O tenente-coronel será escoltado pelo Batalhão de Polícia do Exército. Ele está em uma penitenciária militar, no Rio de Janeiro.
Em fevereiro, Moraes manteve a prisão preventiva de Oliveira no âmbito do inquérito que apura uma tentativa de golpe de Estado em 2022, para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A defesa do militar havia pedido a soltura dele, por alegar a inexistência de fatos novos que justifiquem a detenção. Moraes, no entanto, manteve a prisão.
Oliveira é um “kid preto”, nome para membros das Forças Especiais. Ele está preso desde 19 de novembro do ano passado, acusado de, junto a outros militares do Exército, elaborar um plano para assassinar o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Moraes.
A PF aponta o kid preto como participante do esquema “Copa 2022”, no qual, por meio de um codinome, teria planejado, em um grupo de mensagens, a morte das três autoridades para evitar a posse da chapa Lula-Alckmin.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Moraes autoriza saída de kid preto da prisão para ida ao dentista no site CNN Brasil.