
Concurso começa na próxima sexta-feira (11) e segue até 4 de maio; em 2025 o tema é livre, mas participantes têm desafios de receitas de entrada e drinks. O g1 preparou mapa dos concorrentes nas duas cidades. Fraldinha da Lu, do Point do Mercado, em Uberlândia, foi o prato campeão do concurso em 2024.
Comida di Buteco/Divulgação
Chegou a hora de escolher o melhor boteco do Brasil na mais famosa rota gastronômica: o ‘Comida di Buteco’.
O concurso
É ‘buteco’, com u mesmo, do jeito que os mineiros chamam os bares. O concurso, que nasceu no ano 2000 com o objetivo de resgatar os ‘butecos’ autênticos, em Belo Horizonte, cresceu e atualmente é formado por 27 circuitos em cerca de 50 cidades, incluindo Uberlândia e Araguari.
Para participar do concurso, cada estabelecimento cria um petisco especial.
No período do ‘Comida di Buteco’, o público e o júri visitam os bares e dão nota de 1 a 10 para quatro quesitos: petisco, higiene, atendimento e temperatura da bebida.
O prato leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados os outros 50%. O resultado do ganhador sai em maio e concorre posteriormente ao título de “Melhor Buteco do Brasil”, em julho.
Os últimos colocados (20% do total) perdem o direito de concorrer no ano seguinte, igual acontece no futebol ou nas escolas de samba.
LEIA TAMBÉM:
Comida di Buteco 2024: Point do Mercado é campeão com receita de Fraldinha da Lu
Comida di Buteco 2023: Don Steak, vence etapa regional com receita de bolinho de costela
‘Comida di Buteco’ já tem edição confirmada em Uberlândia
Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas