Nomeado de Trump para Nasa diz que agência priorizará missão a Marte

O indicado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para liderar a Nasa dirá aos senadores na quarta-feira (9) que a agência priorizará uma missão de astronautas a Marte. Ele também deve observar que a maioria dos programas espaciais dos EUA estão acima do orçamento e atrasados.

“Priorizaremos o envio de astronautas americanos a Marte. Ao longo do caminho, inevitavelmente teremos a capacidade de retornar à Lua e determinar os benefícios científicos, econômicos e de segurança nacional de manter uma presença na superfície lunar”, disse Jared Isaacman.

Isaacman também disse em seu depoimento que programas atrasados ​​e acima do orçamento da Nasa são “desanimadores”.

A declaração foi feita em um depoimento escrito do empresário bilionário de 42 anos para sua audiência de confirmação do Comitê de Comércio, Ciência e Transporte do Senado dos EUA, marcada para quarta-feira.

Isaacman disse à equipe do Senado na semana passada que levar humanos à Lua antes que a China envie seus próprios astronautas para lá é um imperativo nacional.

Seus comentários acalmaram algumas preocupações de que o esforço lunar multibilionário da Nasa poderia ser derrubado pelo foco de Trump e do CEO da SpaceX, Elon Musk, em Marte como um dos principais destinos para astronautas dos EUA.

O programa lunar Artemis da Nasa foi criado por Trump em seu primeiro mandato presidencial como um esforço para acelerar o retorno dos EUA à Lua, que seria usado como um campo de testes para eventuais missões mais distantes para Marte.

O depoimento escrito de Isaacman levanta questões sobre se sua priorização de Marte afetaria as missões lunares existentes da Nasa ou seria uma reformulação do programa para dar a Marte uma ênfase mais central na estratégia da agência espacial.

A posição do indicado bilionário sobre o programa deve ser um tópico importante durante sua audiência no Senado na quarta-feira.

A agência comprometeu bilhões de dólares para seu programa lunar, envolvendo aliados dos EUA e apoiando-se fortemente em dezenas de empresas privadas – incluindo a SpaceX de Musk – que estão de olho em um futuro mercado lunar.

Mas em seu segundo mandato, Trump focou em Marte em comentários públicos, enquanto Musk, que gastou US$ 250 milhões em apoio à campanha presidencial de Trump e pressionou pela nomeação de Isaacman, considera a Lua uma distração de seu objetivo final de enviar equipes ao Planeta Vermelho.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Nomeado de Trump para Nasa diz que agência priorizará missão a Marte no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.