
Evento terá representantes dos 33 países da América Latina e do Caribe, de organismos internacionais e convidados. Medidas de Donald Trump podem ser debatidas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou nesta terça-feira (8) para Honduras, onde participa na quarta-feira (9) da IX Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), em Tegucigalpa, capital hondurenha.
Lula no encontro da Celac de 2024.
Ricardo Stuckert/PR
O evento reunirá representantes dos 33 países da América Latina e do Caribe, além de delegados de organismos internacionais e parceiros extrarregionais convidados pela presidência hondurenha.
🔍A CELAC é o único mecanismo de diálogo que abrange todos os países em desenvolvimento do continente americano.
Segundo o governo brasileiro, durante a Cúpula, os países membros da CELAC revisarão os trabalhos realizados em 2024 e discutirão as iniciativas a serem implementadas ao longo de 2025.
Entre os destaques estão o Plano de Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome da CELAC 2030 (Plano SAN-CELAC 2030) e o Fundo de Adaptação Climática e Resposta Integral a Desastres Naturais (FACRID) da Comunidade.
Medidas de Trump
O encontro acontece num contexto em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o chamado “tarifaço”, isto é, a imposição de tarifas a países do mundo que, no entendimento da Casa Branca, “roubam” os EUA na relação comercial.
O canal Rossiya 1 disse que a Rússia não está na lista de Trump “para a decepção de muitos no Ocidente”.
Getty Images/Via BBC
Desde que o anúncio foi feito, na semana passada, países como a China e blocos como a União Europeia passaram a articular uma reação ao “tarifaço”. Além disso, México e Canadá já vinham anunciando medidas ao longo das últimas semanas.
Nesta terça-feira, em evento em São Paulo, o presidente Lula afirmou que a atuação de Trump, que classificou como um “cavalo de pau”, “não vai dar certo”.
“Eu estou vendo o comportamento do presidente Trump nos Estados Unidos. Não sei o que vocês pensam, mas eu acho que não vai dar certo. Não vai dar certo. Ninguém pega um transatlântico daquele carregado, muito carregado, e faz as coisas que estão acontecendo lá”, afirmou Lula.
Lula diz que comportamento de Trump ‘não vai dar certo’
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, é possível que os chefes de Estado e de governo presentes à cúpula da Celac queiram abordar o tema em seus discursos.
Entretanto, diante das situações econômicas distintas entre os países do grupo, diplomatas preveem dificuldade para que saia posição conjunta do bloco sobre o tema.