Um pico de energia na torre de controle do aeroporto de Vitória (ES) provocou a suspensão de 48 pousos e decolagens a partir das 18h da última segunda-feira (7). A informação foi confirmada pela concessionária Zurich Airport Brasil e pela Nav Brasil, responsável pela gestão da torre.
Com os voos desviados e sem previsão oficial de normalização, o terminal ficou completamente lotado, com longas filas e muitos passageiros aguardando informações.
Veja vídeo:
Segundo a Nav Brasil, o fornecimento elétrico dos equipamentos operacionais da torre foi afetado, comprometendo o gerenciamento do tráfego aéreo. O gerador de emergência, que deveria manter os sistemas ativos durante falhas na rede elétrica, também foi impactado.
A Zurich Airport informou que o terminal de passageiros contava com gerador próprio e permaneceu com energia, mas as operações aéreas precisaram ser suspensas até que a situação na torre fosse normalizada.
A Nav Brasil explicou que, após a pane, suas equipes técnicas “atuaram rapidamente” para restabelecer a energia em curto prazo e iniciar a recuperação dos sistemas essenciais.
A operação visual noturna foi retomada às 23h10 e, à 1h desta terça-feira (8), as operações por instrumentos (IFR) foram completamente restabelecidas.
“A Nav Brasil reforça seu compromisso com a segurança e a eficiência dos serviços de navegação aérea em todo o país”, destacou a empresa em nota.
A Zurich Airport Brasil orientou os passageiros a procurarem as companhias aéreas, preferencialmente pelos canais digitais, para acompanhar o status dos voos ou solicitar remarcações.
Veja mais vídeos:
A causa do pico de energia será apurada pela Nav Brasil. O fornecimento de energia à torre é feito diretamente pela empresa de energia elétrica do Espírito Santo.
*Sob supervisão
Este conteúdo foi originalmente publicado em Apagão na torre do aeroporto de Vitória provoca cancelamento de 48 voos no site CNN Brasil.