Antes de ato na avenida Paulista, neste domingo (6), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniu com aliados no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do estado de São Paulo.
Os primeiros convidados começaram a chegar antes das 10h — horário marcado para o encontro. E por volta das 12h30 todos os presentes partiram em um comboio para o local da manifestação em defesa da anistia dos envolvidos no 8 de janeiro.
Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, preparou um espaço no terraço do Palácio para receber o “esquenta”, contaram convidados à CNN. Estiveram no local cerca de 40 pessoas, entre parlamentares e governadores.
Foi preparado pelos anfitriões um café da manhã: sucos, cafés, salgados e biscoitos.
Os convidados comeram e se reuniram em grupos de conversa. Fotos do encontro mostram, por exemplo, uma roda somente com colegas de Senado: Esperidião Amim (PP-SC), Izalci Lucas (PL-DF), Tereza Cristina (PP-MS), Jorge Seif (PL-SC) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
A conversa se resumiu àquela em “voz baixa”, nas rodas. Não houve discurso de nenhum dos presentes, segundo convidados.
A tônica das trocas em rodas parlamentares foi estratégias para alcançar as 257 assinaturas necessárias para que o projeto de lei da Anistia avance na Câmara. Houve falas de otimismo quanto à contribuição do ato deste domingo para este fim.
Além de café e rodas de conversa, não faltaram fotos, que já rodam pelos celulares dos aliados. Os destaques foram uma selfie publicada por Tarcísio ao lado de Bolsonaro, publicada em uma rede social; e retrato em que o ex-presidente posa ao lado de sete governadores.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Com café e sem discurso: o “esquenta” de Bolsonaro e aliados antes de ato no site CNN Brasil.