Cidade “mais gelada do Brasil” tem 1ª temperatura negativa em 2025

A cidade de Urupema, intitulada como a Cidade Nacional do Frio em 2021, registrou a primeira temperatura negativa no Brasil em 2025. O município, localizado em Santa Catarina, atingiu -0,21ºC na manhã deste sábado (5).

A informação foi divulgada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. Além disso, houve registro de geada no local.

A manhã no estado catarinense foi marcada por baixas temperaturas no estado catarinense. Outras cidades, como São Joaquim, Campo Belo do Sul, Urubici e Palmeira, registraram termômetros abaixo de 5ºC. Veja abaixo:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Epagri Ciram (@epagriciram)

Previsão para abril

A previsão para o mês de abril é de que as primeiras massas de ar frio resfriem algumas áreas do Brasil.

Duas massas polares mais impactantes vão acontecer no final da primeira quinzena de abril e no final do mês, mas abril ainda deve registrar dias quentes.

Segundo a Climatempo, os períodos de baixas temperaturas serão curtos no centro-sul do Brasil, com a previsão de que o mês termine com temperaturas acima da média em quase todo o país, com exceção do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, que devem ficar abaixo da média.

“A primeira queda notável da temperatura, entre os dias 5 e 8 de abril, será basicamente sentida em áreas do Sul do Brasil, em algumas áreas do leste do Sudeste e na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. O resfriamento será leve em todas estas áreas”, afirmam os meteorologistas da agência.

A previsão de que o frio se intensificaria um pouco antes da primeira quinzena do mês se confirmou com geadas na região Sul do país.

A massa de ar frio também deve fazer com que a temperatura caia em parte dos estados de São Paulo, de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, oeste e sul de Mato Grosso.

“Há previsão da passagem de uma massa de ar frio de origem polar com mais força, abrangendo mais áreas do Brasil. O resfriamento deve ser acentuado especialmente na região Sul, mas também espera-se uma queda forte da temperatura em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste”, conclui a Climatempo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Cidade “mais gelada do Brasil” tem 1ª temperatura negativa em 2025 no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.