Cidades do Alto Tietê antecipam campanha de vacinação contra gripe


Grupo prioritário pode se vacinar nas unidades básicas dos municípios. Segundo Ministério da Saúde, imunizante vai ficar disponível durante todo no todo. Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda (7). Cidades do Alto Tietê já estão vacinando
Prefeitura de Bertioga/Divulgação
Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano já iniciaram a vacinação contra a Influenza. A campanha nacional começa nesta segunda-feira (7) em todo o país.
Santa Isabel vai iniciar a campanha nesta segunda-feira. O g1 questionou a Prefeitura de Arujá e de Salesópolis sobre a vacinação, mas não teve resposta.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
O imunizante protege contra os principais vírus da gripe, como a influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B. A imunização pode evitar complicações que levam a internações e à morte. (Confira abaixo quem pode se vacinar)
Quem pode se vacinar
Idosos (60 anos ou mais);
Crianças de 6 meses a 5 anos;
Gestantes;
Puérperas;
Pessoas com doenças crônicas;
Povos indígenas;
Quilombolas;
Pessoas em situação de rua;
Trabalhadores da saúde e da educação;
Profissionais das forças de segurança e salvamento
Profissionais das Forças Armadas;
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo;
Trabalhadores portuários;
Trabalhadores dos Correios;
População e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
De acordo com o Ministério da Saúde, a partir de 2025, a vacina contra a influenza vai ficar disponível nas unidades básicas de saúde (UBS) de forma permanente. A meta é imunizar 90% do público-alvo.
Cidades do Alto Tietê
Arujá
Em Arujá, a vacinação começa neste sábado (05) em dois pontos estratégicos, das 8h às 12h: na Praça do Coreto, no Centro (próximo à Prefeitura) e na Praça da Juventude, no Mirante, onde fica também a sede da Secretaria Municipal de Cultura.
A vacinação continuará ao longo da semana, em diferentes locais da cidade, como nas UBSs e também nas feiras-livres.
Confira o calendário:
Domingo (6): Feira do Barreto (Avenida Armando Colângelo), das 8 às 12h
Quarta-feira (9): Feira do Mirante (Rua Serra de Pacatuba), das 8 às 12h
Quinta-feira (10): Feira-livre do Barreto (Avenida D), das 8 às 12h
Sexta-feira (11): Feira do Centro (Rua Maranhão), das 8 às 12h
Sábado (12): Feira do Jordanópolis (Alameda das Rosas), das 8 às 12h
A vacinação está disponível para toda a população e não apenas para os grupos prioritários ou com comorbidades.
Biritiba-Mirim
A Prefeitura de Biritiba-Mirim informou que a vacina contra a influenza está disponível desde o dia 2 de abril.
Os grupos prioritários podem se vacinar na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Jardim Yoneda, na Rua Nilo Peçanha; na ESF Jardim Castellano, na Estrada Municipal Vicente Castellano; na ESF Jardim dos Eucaliptos, na Marinalva da Silva Santos e no Centro de Especialidades – CSIII, na Av. Maria José de Siqueira Melo, 257.
A vacinação ocorre sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A administração municipal não informou quantas pessoas já se vacinaram, pois não possui o quantitativo.
Ferraz de Vasconcelos
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos informou que a vacina contra a influenza está disponível desde o dia 1º de abril. Até esta quinta-feira (3), duas mil doses estavam disponíveis.
Os grupos prioritários podem se vacinar em qualquer UBS da cidade. A vacinação ocorre sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e em algumas unidades até 21h. (Confira aqui a lista das unidades)
A reportagem do g1 questionou sobre quantas pessoas se vacinaram, mas não teve resposta.
Guararema
A Prefeitura de Guararema informou que a vacina contra a influenza está disponível desde 1º de abril, entretanto não disse quantas doses estão disponíveis.
Os grupos prioritários podem se vacinar em todas as UBS e no Centro de Saúde de Atenção Primária (Cesap), na rua São Vicente de Paula, 110, Centro. A vacinação ocorre sempre de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
A reportagem do g1 questionou quantas pessoas se vacinaram, mas não teve resposta.
Itaquaquecetuba
A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que a vacina contra a influenza está disponível desde 1º de abril. Neste dia, a cidade recebeu oito mil doses.
Os grupos prioritários podem se vacinar nas UBS da cidade. A vacinação ocorre sempre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
A reportagem do g1 questionou sobre quantas pessoas se vacinaram, mas até o momento não teve resposta.
Mogi das Cruzes
A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que a vacina contra a influenza está disponível desde 29 de março. Nesta semana, a cidade recebeu 30 mil doses do imunizante.
Os grupos prioritários podem se vacinar em todas as UBS e unidades do Programa Saúde da Família (PSF). A vacinação ocorre sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e em algumas UBS até 18h30. (Confira aqui). 
Além das vacinações nas UBS, é possível se vacinar no drive-thru no Pró-Hiper, que fica na avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 540, no Mogilar. Esta ação acontece de segunda a sábado, das 8h às 18h, até o final do mês de abril.
Segundo a prefeitura, mais de sete mil pessoas tomaram a vacina até esta quinta-feira (3).
Poá
A Prefeitura de Poá informou que a vacina contra a influenza está disponível desde 3 de abril. Até o momento, a prefeitura não disse quantas doses estão disponibilizadas para o público-alvo.
Os grupos prioritários podem se vacinar em qualquer UBS. A vacinação ocorre sempre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30.
No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento original com foto, CPF e, se possível, a caderneta de vacinação.
A reportagem do g1 questionou sobre quantas pessoas se vacinaram, mas até o momento não teve resposta.
Suzano
A Prefeitura de Suzano informou que a vacina contra a influenza está disponível desde 1º abril. A cidade recebeu 28 mil doses do imunizante neste dia.
Os grupos prioritários podem se vacinar nas UBS da cidade. A vacinação ocorre sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. (Confira a lista dos postos de saúde aqui)
No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento oficial com foto, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e cardeneta de vacinação.
Segundo a prefeitura, até o início desta quinta-feira (03/04), 1.131 pessoas se vacinaram.
Campanha de vacinação da gripe começa neste sábado em Mogi das Cruzes
Veja tudo sobre o Alto Tietê
Adicionar aos favoritos o Link permanente.