Turistas brasileiros precisarão de autorização para entrar no Reino Unido

Desde janeiro de 2025, os brasileiros que desejam viajar ao Reino Unido precisam solicitar uma Autorização Eletrônica de Viagem (ETA, sigla para “Electronic Travel Authorization”). O documento digital é obrigatório para turistas que pretendem permanecer no país por até seis meses e integra uma estratégia do governo britânico com objetivo de fortalecer o controle de entrada e saída em suas fronteiras.

A princípio, a taxa para conseguir a autorização era de 10 libras esterlinas (cerca de R$ 77). Porém, a partir de 9 de abril de 2025, o valor aumentará para 16 libras (aproximadamente R$ 120). A ETA tem validade de até dois anos, mas não garante automaticamente a entrada no país, já que a decisão final é feita pelas autoridades de imigração.

Veja como solicitar o ETA

O processo para obter a autorização é totalmente digital e deve ser feito com antecedência mínima de três dias antes da viagem. Para solicitá-la, o turista precisa acessar o site oficial do governo britânico e informar os seguintes documentos:

  • Passaporte válido;
  • Foto digitalizada do rosto;
  • E-mail para contato;
  • Cartão de crédito ou débito para pagamento da taxa.

A exigência da ETA não se aplica apenas aos brasileiros, mas também a viajantes de países não europeus isentos de visto. Além disso, recentemente, o Reino Unido passou a exigir a autorização até mesmo para cidadãos da União Europeia, sendo esta uma medida que antecipa a implementação do sistema ETIAS pela UE, previsto para os próximos meses.

Essa exigência é semelhante ao modelo já adotado pelos Estados Unidos com o ESTA, que também obriga turistas de países isentos de visto a obterem uma autorização prévia antes do embarque.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.