Justiça do Chile afasta filha do ex-presidente Allende do cargo de senadora

O plenário do Tribunal Constitucional do Chile aceitou os pedidos apresentados por parlamentares e afastou a senadora Isabel Allende, filha do ex-presidente Salvador Allende, do cargo, na quinta-feira (3).

A Justiça chilena aprovou um acordo sobre os pedidos contra a senadora Isabel Allende (PS) referentes à compra e venda da casa do ex-presidente Salvador Allende, que seria adquirida pelo Instituto Nacional de Patrimônio para transformá-la em museu.

Nesse sentido, a Corte decidiu afastar a parlamentar do cargo. Depois de mais de 31 anos no Congresso, ela terá que renunciar por ter violado a obrigação constitucional de celebrar contratos com o Estado.

Allende era representante do 6º Distrito da Região de Valparaíso. Ele estava cumprindo um segundo mandato no Senado, que terminaria em 2026.

Com a decisão de destituí-la do cargo, ela também fica impedida de exercer cargos públicos por dois anos.

Começando pouco depois das 9h30 de quarta-feira (2), no horário local, a sessão plenária ouviu os argumentos dos advogados requerentes, Emiliano García (representando o Partido Republicano) e Máximo Pavez (representando o Chile Vamos), bem como os da defesa de Allende, liderada por Gabriel Osorio.

Esta é a primeira vez que o Tribunal Constitucional aceita pedidos que resultam na destituição de um parlamentar.

Anteriormente, solicitações como essa haviam sido rejeitadas, como foi o caso do senador Jorge Lavanderos (2005), do senador Alejandro Navarro (2007), do então deputado Gabriel Boric (2019) e do deputado Hugo Gutiérrez (2020).

A votação entre os ministros do tribunal foi de 8 a favor e 2 contra.

Entenda o caso

A decisão do Tribunal Constitucional (TC), que afastou do cargo a senadora Isabel Allende por seu envolvimento na compra e venda frustrada da casa de seu pai, o ex-presidente Salvador Allende, ao Estado, abalou a política chilena e estabeleceu um histórico sem precedentes na aplicação do artigo 60 da Constituição do Chile.

O caso surgiu no final de 2023, quando o governo anunciou a compra do imóvel localizado na rua Guardia Vieja 392, com o objetivo de convertê-lo em um museu em homenagem a Salvador Allende.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Justiça do Chile afasta filha do ex-presidente Allende do cargo de senadora no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.