O Rio de Janeiro enfrenta um cenário de chuva intensa nesta sexta-feira (4), com registros de precipitação muito forte na Costa Verde e na capital. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) reforçou o alerta para a mudança climática no estado.
Segundo os meteorologistas, o volume de chuva pode aumentar ao longo da tarde com a chegada de uma frente fria. Em Petrópolis, a temperatura mínima registrada foi de 15,2°C.
De acordo com o Cemaden, a passagem dessa frente fria, combinada com o transporte de umidade, manterá o tempo instável. Ao longo do dia, são esperadas pancadas isoladas de chuva moderada a muito forte, acompanhadas de raios e rajadas de vento.
A temperatura máxima prevista é de 32°C nas regiões da Baixada Litorânea, Norte e Noroeste.
Nas últimas 24 horas, os maiores acumulados de chuva registrados pelo Cemaden foram:
- Angra dos Reis (88,5 mm) – Costa Verde
- Cantagalo (58,2 mm) – Região Serrana
- Teresópolis (48,4 mm) – Região Serrana
- Duque de Caxias (40,8 mm) – Baixada Fluminense
- Nova Friburgo (38,8 mm) – Região Serrana
Na capital, diversas ruas da zona Sul, como em Botafogo, amanheceram alagadas, dificultando a mobilidade no trânsito e aos pedestres. Também
Medidas preventivas em Petrópolis
Diante das fortes chuvas previstas para o fim de semana, a Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta sexta-feira (04). Além disso, determinou a suspensão das aulas na rede municipal, como medida preventiva. A recomendação também se estende às escolas particulares da cidade.
Alerta na capital e ressaca no litoral
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que o município entrou no Estágio 2 às 06h05 desta sexta-feira, devido à chuva forte registrada na última hora. Segundo o Alerta Rio, a previsão é de céu nublado, com pancadas de chuva pela manhã, que podem se intensificar para moderadas a fortes durante a tarde e a noite, acompanhadas de raios e ventos moderados. O Estágio 2 indica risco de ocorrências de alto impacto na cidade e pode ser elevado caso as condições se agravem.
A Marinha do Brasil também emitiu um aviso de ressaca, que entra em vigor às 18h desta sexta-feira e segue até as 9h de domingo (06/04). São previstas ondas entre 2,5 e 3 metros, com direção Sudoeste/Sudeste.
Risco de deslizamentos
A Defesa Civil alerta que há risco moderado de deslizamentos na Costa Verde (Angra dos Reis) e na capital. Para outras regiões do estado, o risco pode variar de moderado a alto.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) vem emitindo avisos para essas áreas com grau de severidade de Perigo (nível laranja) e, nesta sexta-feira, intensificou o alerta para Grande Perigo (nível vermelho).
Regiões do Rio de Janeiro estão sob atenção especial devido às chuvas intensas, com volumes que podem ultrapassar 100 mm em 24 horas e rajadas de vento que podem atingir 100 km/h.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuva forte causa alagamentos no RJ; há alerta de deslizamentos no site CNN Brasil.