A sexta-feira (4) amanheceu com chuva persistente na Capital, Grande São Paulo e em cidades do interior. Desde a madrugada, a intensidade da chuva tem causado diversos transtornos, incluindo alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de terra.
Segundo a Defesa Civil, na Região Metropolitana de São Paulo, a chuva se espalha rapidamente pelo ABC Paulista, atingindo Santo André, Diadema, São Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires, com relatos de raios.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registrou chuvas de moderada intensidade na região, especialmente em Santo André e São Bernardo do Campo.
Imagens registradas no ABC Paulista, na manhã dessa sexta-feira (4) mostram uma chuva forte e o rápido acúmulo de água nas ruas. Veja abaixo:
Corredor ABD, sentido Diadema, São Bernardo do Campo – Reprodução/VIVA ABC
Santo André – Reprodução/Vídeo: Celso Teixeira
Santo André – Reprodução/Informa ABC
A chuva, acompanhada de ventos, também atingiu a zona Sul de São Paulo e se intensificou nas zonas Central e Leste da Capital, com risco de raios e possíveis transtornos.
A Defesa Civil recomenda que a população busque abrigo em locais seguros, evite áreas de risco de alagamento e deslizamento e não enfrente a água em movimento. O monitoramento da situação continua, e novas informações serão divulgadas à medida que forem disponibilizadas.
O CGE informou que as zonas Leste e Sudeste da capital ficaram em estado de atenção para alagamentos das 06h08 às 06h55, quando as precipitações perderam força. No momento, há apenas pontos isolados de chuva e garoa.
Na última quinta-fera (3) a chuva também deixou um rastro de transtornos, com registros de alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de terra em diversas cidades. Em Mogi das Cruzes e Suzano, a chuva veio acompanhada de raios, com pontos de alagamentos nas Avenidas Manoel Ferreira de Oliveira, Miguel Gemma, Dante Jordão Stoppa e Ricieri José Marcatto.
Em Guarulhos, alagamentos atingiram oito residências na Rua Jaú, uma árvore caiu sobre fios energizados na Rua Castanheira, e houve deslizamento de talude com risco para moradias na região do Jardim Beirute e Sítio dos Morros. Ao todo, 32 pessoas ficaram desalojadas.
No interior de São Paulo, Sorocaba registrou alagamentos, quedas de árvores na Avenida Itavuvu e na Rua Ananias Pires do Amaral, e um veículo foi encontrado em um córrego no bairro Jardim Prestes de Barros. Um muro residencial desabou sobre um veículo na Avenida Carlos Sonetti.
Em Jacareí, pontos de alagamentos foram registrados na Rua Artur Bernardes, com 30 casas atingidas devido a obras do SAAE. Um muro desabou sobre dois veículos na Rua Rosária Maria da Conceição. Também não houve vítimas, desalojados ou desabrigados.
*Sob supervisão
Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuva causa transtornos na Grande São Paulo nesta sexta (4) no site CNN Brasil.