O que está por trás do anúncio de Felipe Neto, especialista analisa

O influenciador digital Felipe Neto anunciou nesta quinta-feira (3/04), através das redes sociais, que pretende se candidatar à Presidência da República nas eleições de 2026. Afastado de assuntos políticos desde o início deste ano, ele causou curiosidade ao informar o interesse no cargo, com internautas questionando a veracidade da informação nos comentários da postagem. O cientista político Adriano Cerqueira analisou o contexto do anúncio. As informações são do Tempo.

“Felipe Neto nos últimos anos entrou numa militância política e colou muito a sua imagem à do Lula e contra Bolsonaro. O problema dele é que o governo Lula tornou-se impopular, enquanto a figura do Bolsonaro cresceu e, hoje, ele está mais fortalecido politicamente do que no início do governo Lula”, analisou Cerqueira sobre o cenário da política nacional.

O especialista ainda relembrou que, desde o início deste ano, Neto afirma que não falaria mais sobre política. “Com esse anúncio de uma pré-candidatura à presidência, eu acho que ele está tentando se recriar. Acho que ele está querendo gerar uma tempestade nas redes sociais com esse anúncio meio bombástico. Está chamando atenção em torno dele. Uma pré-candidatura pode não virar candidatura, mas é uma forma de falar desse novo projeto dele”, seguiu.

Segundo Cerqueira, a movimentação de Felipe Neto pode ser lida como uma jogada de marketing para divulgação do novo projeto do influenciador. “Eu acho que não dá para levar a sério neste momento uma candidatura dele para a presidência, mesmo pré-candidatura. Eu acho que ele teria muitas dificuldades de garantir algum espaço. Na direita, teria pouca chance prosperar e teria que brigar com o público da esquerda que não tem tanta aderência assim para projetos mais ligados às redes sociais”, apontou o cientista.

“Particularmente, não estou levando muito a sério o efeito político dele ser, hoje, neste momento, uma candidatura válida. Para ser uma candidatura válida eu acho que teria que ter um respaldo mais partidarizado, outras lideranças em volta dele, teria que ser um anúncio mais encorpado e não apenas isolado, como aparentemente foi esse”, concluiu Cerqueira.
Anúncio de Felipe Neto

Afastado de assuntos relacionados à política desde o início de 2025, Neto relatou que estava se aprofundando ainda mais nas questões relacionadas ao país e, daí, surgiu a ideia da pré-candidatura à presidência da República. O influenciador ainda anunciou que irá criar uma nova rede social para funcionar como “uma espécie de laboratório” para que os usuários compartilhem informações como preferências e necessidades.

Livro

Na gravação, Felipe Neto fez várias referências ao livro “1984”, do escritor britânico George Orwell (1903-1950), sugerindo que a obra pode ser a próxima escolhida para seu Clube do Livro. Ele faz menção ao lançamento de uma rede social chamada “Nova Fala”, uma alusão direta ao idioma fictício criado pelo governo totalitário na narrativa de Orwell, que aparece como “novilíngua” ou “novidioma” em algumas traduções.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.