O estado de São Paulo está em alerta nesta quarta-feira (11) para rajadas de vento de até 50 km/k que podem intensificar as queimadas devido ao clima seco. O alerta é do Climatempo.
Só nesta terça-feira (10), mais de 10 focos de incêndio foram registrados no estado, segundo a Defesa Civil.
Ainda de acordo com mapa da Defesa Civil, quase todo o estado estará em emergência nesta quarta-feira (11) para riscos de queimada. Veja abaixo:

Nova frente fria
Enquanto boa parte do Brasil sofre com uma onda de calor, uma nova frente fria chega ao país pelo Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (11) e provoca chuvas à noite.
O estado gaúcho também está em alerta para fortes ventos, que podem chegar a 70 km/h, segundo o Climatempo. Veja a previsão abaixo para as regiões:
Região Sul
A cidade de Porto Alegre (RS) tem previsão de pico de calor com máxima prevista de 36°C. No final da tarde e à noite, uma nova frente fria provoca ventos e aumenta a possibilidade de chuvas no Rio Grande do Sul.
A umidade do ar diminui e o tempo segue muito seco em boa parte do Paraná e no oeste e norte de Santa Catarina, sem previsão de chuvas.
Região Sudeste
No interior de São Paulo as rajadas de vento podem favorecer o espalhamento dos focos de queimada. Rio de Janeiro também está em alerta.
Não há previsão de chuva na região e a umidade do ar segue em baixa com péssima qualidade do ar.
Região Centro-Oeste
O deslocamento de uma frente fria no Sul do país impulsiona um pouco mais de ventos sobre a região. No oeste do Mato Grosso a velocidade dos ventos pode se aproximar dos 70km/h, o que pode provocar o espalhamento dos focos de queimadas.
A região segue sem previsão de chuvas, com valores de umidade relativa do ar em estado de emergência, abaixo de 12%, em Cuiabá, Campo Grande e Goiânia.
-
1 de 15Tempo seco e quente na cidade de São Paulo por causa do calor • Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo
-
2 de 15Movimento intenso de banhistas na Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo • Estadão Conteúdo
-
3 de 15Tempo seco ganha força no Brasil • Marcos Santos/USP Imagens
-
-
4 de 15Amanhecer na cidade de São Paulo com onda de calor • RONALDO SILVA/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
-
5 de 15Camada de poluição na cidade de São Paulo • Cris Faga/Estadão Conteúdo
-
6 de 15Cidade de Campo Mourão, na região centro-oeste do Paraná • Dirceu Portugal/Fotoarena/Estadão Conteúdo – 21.ago.2024
-
-
7 de 15Onda de calor pelo Brasil • Pixabay
-
8 de 15Onda de calor pelo Brasil • 31/1/2024 REUTERS/ Sofia Yanjari
-
9 de 15Onda de calor pelo Brasil • Banco de imagens/Pexels
-
-
10 de 15Praias em São Francisco do Sul, no litoral de Santa Catarina • Foto: DIETER GROSS/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO
-
11 de 15Silhuetas de árvores durante o pôr do sol em meio a onda de calor • Pascal Rossignol/Reuters
-
12 de 15Onda de calor no Brasil • Reprodução / Inmet
-
-
13 de 15Sol e calor na praia da Barra da Tijuca, na zona Oeste do Rio de Janeiro • ESTADÃO CONTEÚDO
-
14 de 15Praia no Rio de Janeiro • JOSE LUCENA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
-
15 de 15Poluição acumulada em São Paulo por causa do tempo seco e onda de calor • CNN
-
Região Nordeste
Os ventos úmidos do mar favorecem a ocorrência de chuvas moderadas na costa leste. Na costa norte os ventos continuam fortes, mas sem previsão de chuvas. A umidade do ar segue em alerta e sem previsão de chuvas na maior parte do estado.
Região Norte
O tempo continua bem seco e com baixa umidade na região. A fumaça das queimadas pode se espalhar sobre o Amazonas, Pará, Tocantins e Rondônia. Pode ocorrer pancadas de chuvas irregulares entre a tarde e à noite no noroeste do Amazonas.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Sudeste tem alerta para rajadas de vento que podem espalhar focos de queimada nesta quarta (11) no site CNN Brasil.