Gol de barriga e Libertadores: a história do Renato Gaúcho no Fluminense

Renato Gaúcho escreverá mais um capítulo de sua história no Fluminense. Ele foi anunciado como novo treinador do clube carioca nesta XXX-feira (XX).

Portaluppi vestiu a camisa do tricolor carioca tanto como jogador quanto como treinador. Em campo, um dos gols mais importantes da história do clube. No banco de reservas, uma das maiores frustrações.

O gol de barriga e o rebaixamento

Depois de passar por Flamengo e Botafogo no Rio, Renato desembarcou nas Laranjeiras em 1995. E durante a disputa do octogonal final do Campeonato Carioca daquele ano, fez um dos, senão o gol mais emblemático da história do Fluminense.

O Tricolor chegou à última rodada precisando do resultado contra o Flamengo, que tentava o título no ano do seu centenário. Aos 41 minutos do segundo tempo, Renato desviou o chute de Aílton com a barriga e se eternizou.

Depois de guiar o Fluminense à semifinal do Brasileirão daquele ano, Renato protagonizou mais cenas curiosas em 1996. O atacante tentou tranquilizar a torcida na briga contra o rebaixamento, após péssima campanha, dizendo que sairia nu caso o Tricolor caísse.

A equipe carioca até terminou rebaixada, na penúltima posição, mas não jogou a Série B de 1997 por conta da virada de mesa no Caso Ivens Mendes. Renato, claro, se esquivou e não cumpriu a promessa.

Campeão da Copa do Brasil e frustração na Libertadores

Como treinador, Renato teve primeira passagem discreta entre 2002 e 2003, mas foi em 2007 que ganhou notoriedade no clube carioca, quando conquistou a Copa do Brasil.

Por ter sido campeão do torneio nacional, ganhou uma vaga na Libertadores do ano seguinte, que ficaria marcada por campanha impressionante do Fluminense. Liderado por Thiago Neves, Washington, Thiago Silva e Dodô, o Tricolor das Laranjeiras chegou à decisão.

Depois de eliminar Atlético Nacional, São Paulo e Boca Juniors, todos muito tradicionais na Libertadores, o Fluminense acabou sendo vice-campeão para a modesta LDU de Quito, em pleno Maracanã, nos pênaltis. Uma derrota que marcou uma geração de tricolores.

Renato ainda teve outras duas passagens pelo Fluminense, que terminaram mal, com eliminações frustrantes no Carioca e campanhas ruins no Brasileirão.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Gol de barriga e Libertadores: a história do Renato Gaúcho no Fluminense no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.