Polícia Federal faz operação contra “tribunal do crime” de facção no AM

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Amazonas (FICCO/AM) deflagrou uma operação contra a atuação do chamado “tribunal do crime” no estado do Amazonas. A 3ª Fase da Operação “Torre”, deflagrada entre esta terça-feira (1º) e quarta-feira (2), teve objetivo de dar cumprimento a dois mandados de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão para desarticular a facção.

A investigação aponta que uma facção criminosa dominante na região mantém uma “estrutura paralela de julgamento interno”, na qual indivíduos são “decretados” — termo utilizado para se referir à determinação de punições.

As punições no “tribunal do crime” podem incluir tortura e execução, de acordo com a investigação. Uma das vítimas “decretadas” foi localizada e identificada.

A vítima foi torturada, morta e enterrada em uma área de mata na região de Manaus (AM). A punição seria motivada por “um acerto” relacionado ao tráfico de drogas.

De acordo com a investigação, a facção oferece uma espécie de “seguro” para indivíduos que transportam ou comercializam drogas no estado. “Esse benefício é fornecido com a promessa de apoio logístico e de segurança, como forma de garantir a lealdade e continuidade das atividades criminosas”, afirma a FICCO.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Polícia Federal faz operação contra “tribunal do crime” de facção no AM no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.