Pela primeira vez, governo Lula é reprovado por mais da metade da população

Segundo uma nova pesquisa realizada pelo Genial Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2/4), desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pela primeira vez, mais da metade da população reprova sua gestão. A reprovação ao governo atingiu 56%, enquanto a aprovação ficou em 41%. Outros 3% não souberam ou não responderam à pesquisa.

O levantamento ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Comparado ao levantamento anterior, divulgado em janeiro, a reprovação ao governo subiu de 49% para 56%, enquanto a aprovação caiu de 47% para 41%.

Os dados reforçam uma tendência já apontada por outros institutos de pesquisa. A AtlasIntel, por exemplo, divulgou nesta semana um índice de reprovação de 49,6% ao governo federal.

A insatisfação com Lula é mais expressiva na região Sul, onde 64% dos entrevistados desaprovam sua gestão. No Sudeste, esse número chega a 60%, enquanto no Centro-Oeste e no Norte, a reprovação é de 52%. Já no Nordeste, Lula mantém maior popularidade, com 52% de aprovação.

Homens reprovam mais o governo

O recorte por gênero mostra que a reprovação é mais alta entre os homens, chegando a 59%, enquanto 53% das mulheres desaprovam a administração petista. Entre os jovens de 16 a 34 anos, a insatisfação também é marcante, com 64% de reprovação.

Por outro lado, os dados indicam que a rejeição ao governo diminui entre os mais velhos. Entre os entrevistados de 35 a 59 anos, a reprovação é de 54%, enquanto, entre aqueles com 60 anos ou mais, o cenário é mais equilibrado, com 50% aprovando e 46% desaprovando a atual gestão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.