Val Kilmer, ator de “Top Gun” e “Batman”, morre aos 65 anos; saiba causa

Na última terça-feira (1), morreu o ator Val, aos 65 anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A notícia foi dada por sua filha, Mercedes Kilmer, de 33 anos, ao jornal The New York Times. O artista também deixa outro filho, Jack Kilmer, de 29 anos.

Val Kilmer ganhou destaque no cinema entre os anos 1980 e 1990, protagonizando grandes filmes de Hollywood. O seu primeiro papel no cinema foi na comédia Top Secret! Superconfidencial (1984), mas foi em Top Gun – Ases Indomáveis (1986), no papel de Iceman, que ele conquistou fama no mundo todo.

Na década de 1990, ele viveu o roqueiro Jim Morrison no filme The Doors (1991) e, depois, Batman em Batman Eternamente (1994). Os trabalhos renderam bilheterias milionárias e ele chegou a ser um dos atores mais bem pagos de Hollywood. No entanto, Val também ganhou fama de difícil nos bastidores, com relatos de desentendimentos, incluindo com Marlon Brando, em A Ilha do Dr. Moreau (1996).

Nos últimos anos, Val Kilmer enfrentou sérios problemas de saúde. Em 2017, foi diagnosticado com câncer de garganta, teve que passar por um tratamento agressivo e chegou a perder parte da capacidade de fala. A causa da morte foi uma forte pneumonia. Mesmo assim, fez uma emocionante participação em Top Gun: Maverick (2022), filme em que precisou usar tecnologia de Inteligência Artificial para recriar sua voz.

Apesar da carreira turbulenta, Kilmer foi reverenciado por colegas da indústria. O diretor Michael Mann, que trabalhou com ele em Fogo Contra Fogo (1995), comentou: “Enquanto trabalhava com Val, sempre me maravilhei com o alcance, a brilhante variabilidade dentro da poderosa corrente do caráter possessivo e expressivo”, declarou à Variety.

Já Francis Ford Coppola, com quem Kilmer trabalhou em Twixt (2011), afirmou que o ator era reconhecido como um talento excepcional desde o Ensino Médio, algo que apenas se consolidou ao longo de sua carreira.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.