Cirurgião Antônio Alicio Recebe Homenagem da Santa Casa de Maceió


Especialista em pé e tornozelo é reconhecido por sua contribuição à ortopedia e à formação de novos médicos em Alagoas Homenageado durante a formatura da 19ª turma do Programa da Residência da Santa Casa de Maceió, o cirurgião de pé e tornozelo, Antônio Alício, vice-provedor da instituição, recebeu a placa da Divisão de Ensino e Pesquisa pelo papel fundamental do especialista na história da ortopedia em Alagoas e formação de novos médicos.
Em seu discurso, o médico expressou sua felicidade e emoção pela homenagem, refletindo sobre a importância da Santa Casa de Maceió em sua trajetória pessoal e profissional.
Santa Casa
Santa Casa de Misericórdia de Maceió
“Recebo com muita alegria e até com muita emoção, porque a Santa Casa tem tantos grandes nomes, tantas pessoas que construíram esse hospital ao longo dos 173 anos, que ser uma pequena peça, um tijolo, no meio de uma construção tão grande, que é a história da Santa Casa na medicina alagoana, para mim é muito importante”, disse Antônio Alício.
O especialista, que não pode receber a honraria no dia da formatura dos residentes por motivos profissionais, afirmou que Serviço de Ortopedia, criado por ele em 2010, faz parte da sua história. “Não consigo dissociar mais da pessoa Alício. São 25 anos no hospital e o serviço formado e funcionando há 15 anos. Então, é um período da minha vida. Olho para esse trabalho com um carinho muito especial, porque, na verdade, ele é uma parte de mim, é um filho. Alguém que você viu nascer, crescer e cuidar”, ressaltou.
De acordo com a gerente da Divisão de Ensino e Pesquisa, a cardiologista Alayde Rivera, o Serviço de Ortopedia da Santa Casa representa o modelo ideal da associação entre a prática e o ensino supervisionado da residência médica.
Santa Casa
Santa Casa de Misericórdia de Maceió
“Isso está demonstrado ao longo dos anos. Os residentes foram formados com excelência e incentivados a fazer especializações. Muitos deles retornaram e hoje compõem o serviço. Um serviço que começou com preceptores que formaram residentes, que se transformaram em especialistas e hoje são preceptores dos novos residentes. Acredito que essa é a forma em que um hospital de ensino demonstra como o ensino é importante na formação profissional”, afirmou Alayde.
No Centro de Estudos, a homenagem contou com a presença de residentes e preceptores da Ortopedia da instituição. “Minha missão de colocar esse serviço para frente foi facilitada pela vocação de ensinar da Santa Casa, e pelos gestores do hospital, que enxergaram que era preciso promover essa vocação. Quando falo dos meus ex-residentes, me emociono. Vejo como chegaram aqui, acadêmicos, nulos de conhecimento. Saíram e hoje são especialistas. Todos os que estão aqui poderiam me operar sem eu perguntar quem é. Então, isso é uma coisa que eu acho linda, uma coisa que eu acho fantástica”, finalizou, emociado, o cirurgião Antônio Alício.
Artur Gomes Neto
Diretor Técnico Médico
CRM-AL 2503/RQE 1874
MINUTO SANTA CASA
Adicionar aos favoritos o Link permanente.