Senador autor PL da Reciprocidade: é a “ferramenta” que faltava ao Brasil

Em entrevista à CNN, o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), autor do Projeto de Lei da Reciprocidade Econômica, explicou a importância da legislação para os negociadores brasileiros e como ela os protege.

Inicialmente concebido para cobrar fiscalização ambiental dos parceiros comerciais do Brasil, o projeto ganhou um substitutivo da senadora Tereza Cristina (PP-MS), ampliando seu alcance.

“O projeto é uma ferramenta que faltava ao Brasil. Se você está na mesa de negociação sem uma carta na manga, é difícil para tocar”, afirmou Marinho.

O senador destacou que o substitutivo ampliou o alcance do projeto, tornando-o aplicável além das questões ambientais

“O projeto serve para qualquer outra espécie onde o Brasil precisa negociar, principalmente tendo que endurecer”, explicou Marinho.

Aprovado na Comissão de Meio Ambiente (CMA) e na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados. Marinho espera uma tramitação célere, ressaltando o apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Marinho enfatizou que a nova legislação é um recurso que o Brasil não gostaria de usar, mas é importante ter à disposição. O senador prevê que, com uma tramitação rápida na Câmara durante o mês de abril, o projeto poderia ser sancionado e publicado no início de maio, entrando em vigor logo em seguida.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Senador autor PL da Reciprocidade: é a “ferramenta” que faltava ao Brasil no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.