Câmara da Capital tem mudanças em sua composição e outras notas

Mudanças na Câmara da Capital

Abril começou com muitas mudanças na composição da Câmara da Capital. A principal foi marcada pela solenidade de posse do vice-presidente João Bericó (PL) na presidência da Casa, realizada à noite desta segunda (31). Sua interinidade por 31 dias é possível graças à licença para cuidar de assuntos particulares do presidente João Cobalchini (MDB).

Bericó agradeceu ao presidente Cobalchini, que, nas suas palavras “fez um gesto maravilhoso”. Prestigiou a solenidade o deputado estadual, Mauro de Nadal (MDB) e o prefeito Topázio Neto (PSD), que ressaltou a importância da integração entre o Executivo e o Legislativo. “Este é um momento importante na sua carreira, Bericó. Sei que nossa cidade tem uma integração perfeita entre Executivo e Legislativo, e fico muito feliz de estar participando dessa sessão. Tenho certeza de que, com você à frente da Casa, os projetos continuarão avançando, sempre com o mesmo compromisso e dedicação à nossa cidade”, disse o prefeito.

Bericó com uma enxada, que é seu símbolo de trabalho desde quando surgiu para a política florianopolitana

Rodízio no MDB

A licença do vereador Cobalchini também marcou a ascensão do suplente do MDB, Makciel André Pezenatto. Mak assumiu a função por 31 dias. Para que ele pudesse assumir os suplentes Marcelino Dutra e Kelly Vieira abriram mão da vaga. Com família de origem do Oeste Catarinense, Mak mora há anos na região de Canasvieiras, no Norte da Ilha, onde conquistou boa parte dos 2001 votos que fez na eleição do ano passado.

Suplente de vereador do MDB que assumiu por 31 dias

Inclusão

Durante a cerimônia de posse, o presidente Bericó quebrou o protocolo ao chamou Kika Feier, ex-surfista e fundadora da Associação Onda Azul, para assinar um termo de compromisso em relação a um importante projeto de lei que tramitará na Casa. O projeto visa a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) para cargos comissionados na Câmara Municipal de Florianópolis.

Kika, que utiliza o surf como terapia para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de aulas gratuitas, foi convidada a participar desse gesto de apoio à causa, reforçando o compromisso da Câmara com a inclusão social. O projeto que Bericó prevê a criação de cargos para os gabinetes dos vereadores, que deverão ser preenchidos obrigatoriamente por pessoas com deficiência, numa firme mensagem de inclusão.

Ao lado de Kika Feier, ex-surfista e fundadora da Associação Onda Azul, Bericó assina lei de inclusão

Sem crise

Durante a posse do novo presidente da Câmara questionei o prefeito Topázio Neto (PSD) sobre a suposta crise que estão forçando em criar na sua base. Com aquela tranquilidade que lhe é peculiar, o prefeito apenas sorriu e evitou polêmica. Na sua fala ele tocou no assunto, sutilmente, afirmando categoricamente que não existe crise alguma.

Prefeito Topázio Neto prestigiando o novo presidente do legislativo

Alvo da politicagem

Num ponto o prefeito Topázio está correto. Ao menos até o momento, inexiste crise entre seu governo e ampla base que tem na Câmara. Existem sim ruídos e especialmente muita luta por espaço. O que acontece é que o prefeito virou alvo em função da consolidação cada dia maior de sua parceria política com o governador Jorginho Mello (PL). Topázio e Jorginho formam uma dupla leve e com potencial eleitoral e isso incomoda muita gente.

Luta por espaços

Basicamente é o contexto 2026 que começa provocar solavancos nos governos municipais. Prefeitos que tomam um lado, obviamente viram alvo. Na mesma forma, os ecos desses movimentos respingam em todo contexto local.

O grupo político que ganhou a eleição em 2024, com ampla facilidade na Capital, têm vários postulantes a deputado estadual, por exemplo. Além do presidente João Cobalchini (MDB), só do Legislativo há ainda Manu Vieira (Novo) e Pri Fernandes (PSD). Soma-se ainda agora o chefe de gabinete, Fábio Botelho, braço direito do Prefeito Topázio. É natural que as disputas por espaços e por estruturas e lideranças para as campanhas aconteçam, como, de fato, estão acontecendo.

Sem rompimentos

Agora, se essa turbulência entre os vereadores e o prefeito vai respingar na aprovação de projetos do Executivo, como as importantes matérias da Previdência dos servidores e da Reforma Administrativa, acho improvável. A base do prefeito é muito ampla e assim como o Executivo precisa dos votos, os vereadores precisam do atendimento de suas demandas e de suas indicações. Quem quer ser candidato em 26 não pode perder esses espaços por rebeldia. Agora, barganhar por mais espaços é justo, natural e da política.

Caminhão de votos

E vamos combinar, Floripa tem voto para todo mundo. Para se ter uma dimensão do bolo de votos que o grupo político do prefeito Topázio tem é só pegar a eleição de 2024 quando o prefeito venceu em primeiro turno com mais de 161 mil votos.

É claro que numa eleição para deputado estadual, por exemplo, vai muito voto para candidato de fora ou para alinhamentos partidários. Mas, mesmo assim, sobra muito voto para aqueles candidatos apoiados pela administração conquistarem.

Sem falar que a eleição está muito distante ainda. Muitos desses pretensos pré-candidatos de hoje, talvez, nem passem de fase no ano que vem e cheguem ao estágio de candidatos.

Clique para receber a COLUNA DO ADRIANO no whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

Mudança na bancada do PSOL

Também teve neste início de semana rodízio na bancada do PSOL. A vereadora suplente Tânia Ramos (PSOL) tomou posse na Câmara de Florianópolis na tarde desta segunda (31), substituindo Afrânio Boppré (PSOL), que se licenciou por 31 dias. Esta é a terceira vez que Tânia assume uma cadeira no Legislativo municipal, sendo duas como suplente em  2023,  na condição de titular, diante da renúncia do vereador Marquito (PSOL), que assumiu como Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Ativista em diversas causas sociais, Tânia tem forte atuação nas áreas de moradia, saúde e educação, além de experiência na gestão pública e no trabalho parlamentar. No cenário cultural, foi a primeira mulher a presidir a Associação das Velhas Guardas do Carnaval de Florianópolis. Sua trajetória é marcada pela luta em defesa da população periférica e no combate ao preconceito religioso contra religiões de matriz africana.

Tânia Ramos assume como vereadora suplente

Rotatividade

A licença de Afrânio faz parte da política interna do PSOL, que busca garantir a rotatividade entre lideranças nos espaços legislativos. O vereador destacou a importância da participação de Tânia nesse período. “Ninguém chega à Câmara sozinho, somos uma chapa coletiva que representa os movimentos sociais e a luta por políticas públicas. Tenho certeza de que Tânia, com sua experiência e compromisso, dará continuidade a esse trabalho com muita competência”, afirmou Afrânio.

Galeria de prefeitos

Nesta segunda-feira (31), no hall de entrada da Prefeitura de São José, aconteceu a cerimônia de descerramento da foto do prefeito Orvino Coelho de Ávila na Galeria de Prefeitos. O evento reuniu servidores, amigos, familiares e figuras políticas da cidade para celebrar a longa e vitoriosa trajetória do chefe do Executivo municipal.

A primeira-dama, Sandra Mikulski,  emocionou a todos com suas palavras: “Orvino, você me ensinou muito neste período, muitas vezes era você que me acalmava nos momentos mais difíceis. Sei o quanto trabalhou e trabalha por São José. Tenho muito, mas muito orgulho de você”, declarou, emocionada.

Em sua fala, Orvino relembrou momentos marcantes de sua vida política e, em especial, do tempo em que está no Executivo. Emocionado, destacou o quanto sua vida se mistura com sua trajetória política e lembrou dos tempos em que ainda tinha o incentivo de seus pais. “Eu vi a transformação dessa cidade desde que aqui cheguei, com 15 anos. Meus pais acompanharam boa parte desse caminho, e eu queria muito que meu pai tivesse visto o dia em que me tornei prefeito”, disse Orvino, visivelmente emocionado.

Prefeito orvino com a família e ao lado o quadro

Clique para receber a COLUNA DO ADRIANO no whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

O post Câmara da Capital tem mudanças em sua composição e outras notas apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.