Candidata da esquerda lidera pesquisas para disputa presidencial no Equador

A candidata da esquerda Luisa Gonzalez aparece pouco à frente do atual presidente Daniel Noboa em duas pesquisas antes do segundo turno para a presidência do Equador. A segunda rodada da disputa acontecerá no dia 13 de abril.

Gonzalez, uma protegida do ex-presidente Rafael Correa, tinha 51,4% de intenção de voto em uma pesquisa da Negocios & Estrategias com cerca de 3.000 eleitores realizada entre 24 e 26 de março, com uma margem de erro de 1,8%.

Ela foi seguida por Noboa com 48,6%, colocando os dois em um empate técnico.

Ela também estava liderando uma pesquisa de Pedro Cango, realizada entre 25 e 30 de março, com 51,9% de intenção de voto em comparação com os 48,1% de Noboa. Essa pesquisa entrevistou mais de 5.400 equatorianos e teve uma margem de erro de 1,5%.

Noboa, o herdeiro de 37 anos de um negócio familiar de bananas, assumiu o cargo em novembro de 2023 para terminar o mandato truncado do antecessor Guillermo Lasso, que dissolveu o Congresso para evitar uma votação para removê-lo do cargo.

Noboa derrotou Gonzalez por menos de 1% – menos de 17.000 votos – na votação presidencial do primeiro turno de fevereiro.

“Cada pedacinho conta e não seria surpreendente se chegássemos ao dia da eleição com uma diferença bem estreita”, disse o diretor da Negocios & Estrategias, Ivan Sierra, à Reuters.

“Ainda há espaço para o que os candidatos podem ter reservado, e também há espaço para erros.”

Ambas as pesquisas foram autorizadas pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país andino.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Candidata da esquerda lidera pesquisas para disputa presidencial no Equador no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.