Juiz impede que Trump retire proteções contra deportação de venezuelanos

Um juiz americano determinou nesta segunda-feira (31) que o governo Trump não pode retirar proteções contra a deportação de alguns imigrantes venezuelanos.

Em um processo movido pela National TPS Alliance, grupo que defende imigrantes, o juiz distrital Edward Chen, em São Francisco, pausou a decisão da secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, de remover o status de proteção temporária (TPS) a centenas de milhares de venezuelanos.

O grupo TPS está disponível para pessoas cujo país de origem tenha passado por um desastre natural, conflito armado ou outro evento extraordinário.

Em 2021, a administração do então presidente Joe Biden concedeu pela primeira vez o TPS aos venezuelanos, citando os altos níveis de criminalidade na Venezuela relacionados à instabilidade política e econômica sob o comando do ditador Nicolás Maduro.

A decisão de acabar com o TPS para os venezuelanos é parte da campanha mais ampla do presidente republicano Donald Trump para reprimir a imigração e os programas humanitários que, segundo ele, vão além da intenção da legislação americana.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Juiz impede que Trump retire proteções contra deportação de venezuelanos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.