Militares dos EUA concluem “missão antiterrorismo” com El Salvador

Militares dos Estados Unidos concluíram uma “missão antiterrorismo bem-sucedida” em parceria com El Salvador, disse uma autoridade sênior do Pentágono nesta segunda-feira (31).

O Departamento de Estado afirmou, horas antes, que um grupo de supostos integrantes da gangue MS-13 e de gangues venezuelanas foram transportados para El Salvador pelos militares dos EUA na noite de domingo (30).

O termo “contraterrorismo” tem sido tradicionalmente usado no Pentágono para classificar operações que têm como alvo combatentes em lugares como Iraque, Afeganistão e Síria.

O Pentágono não especificou que tipo de operação de “contraterrorismo” havia realizado em seu breve comunicado.

“O Departamento de Defesa concluiu uma missão bem-sucedida de combate ao terrorismo neste fim de semana, em parceria com El Salvador”, disse o chefe de gabinete do secretário de Defesa Pete Hegseth, Joe Kasper, em um comunicado.

O Departamento de Estado, em comunicado separado nesta segunda-feira, disse que 17 pessoas, que segundo a pasta eram criminosos estrangeiros, foram deportadas no fim de semana.

O grupo de supostos criminosos violentos ligados à gangue Tren de Aragua e à MS-13 foi transportado pelos militares dos EUA na noite de domingo, disse o secretário de Estado, Marco Rubio, em um comunicado, acrescentando que os deportados incluíam assassinos e estupradores.

Trump assumiu o cargo em janeiro, prometendo deportar milhões de imigrantes que estão ilegalmente nos EUA.

No início deste mês, o presidente americano invocou a Lei de Inimigos Estrangeiros, uma lei do século 18 que historicamente tem sido usada apenas em tempos de guerra, para deportar supostos integrantes da gangue venezuelana Tren de Aragua.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Militares dos EUA concluem “missão antiterrorismo” com El Salvador no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.