Helen Mirren critica franquia James Bond por “profundo sexismo”; entenda

A aclamada atriz britânica Helen Mirren, 79, criticou a franquia James Bond pela maneira como retrata as mulheres, dizendo que “todo o conceito” dos filmes é “imerso e nascido de um profundo sexismo”.

Mirren, que está estrelando a nova série de suspense policial da Paramount+, “MobLand”, ao lado do ex-ator de James Bond, Pierce Brosnan, disse ao The Standard que “toda a série de James Bond não é minha praia”.

“Eu nunca gostei de James Bond. Eu nunca gostei do jeito que as mulheres eram em James Bond”, ela disse, acrescentando que não quer ver uma mulher retratando o espião fictício.

“Eu contaria histórias reais sobre mulheres extraordinárias que trabalharam naquele mundo”, ela continuou, oferecendo o exemplo das mulheres “incrivelmente corajosas” que fizeram parte da Resistência Francesa.

Durante anos, a franquia enfrentou críticas por sua representação de mulheres, relegando-as nos primeiros filmes a “Bond girls”, celebradas apenas por seu apelo sexual. Mais recentemente, e especialmente desde o movimento #MeToo, Bond tentou retratar as mulheres sob uma luz diferente.

Phoebe Waller-Bridge, que criou “Fleabag” e “Killing Eve”, foi contratada para trabalhar no roteiro do filme de 2021 “007 – Sem Tempo para Morrer” e, conforme a produtora Barbara Broccoli, injetar um pouco de humor britânico.

Três personagens femininas coadjuvantes naquele filme tiveram mais tarefas do que as tradicionais Bond girls: Lashana Lynch interpretou outra agente, Nomi, que assumiu o famoso codinome 007; Ana de Armas interpretou uma agente recém-nomeada da CIA, Paloma; enquanto Léa Seydoux retornou como a psiquiatra francesa e interesse amoroso de Bond, Madeleine Swann, em um arco nunca visto nos filmes anteriores.

As discussões sobre o futuro da franquia, que está impregnada da nostalgia britânica dos anos 1950 e 1960, voltaram aos holofotes em fevereiro, quando a Amazon MGM Studios anunciou que estava assumindo o controle criativo dela.

Mirren foi rápida em esclarecer que ela ainda era uma “grande fã” de alguns dos atores que interpretaram Bond.

“Sou uma grande fã de Pierce Brosnan, quero dizer, uma grande fã”, ela disse. “Quero dizer, meu Deus. Obviamente, ele é lindo e tudo, e eu acho que ele é fabuloso em ‘MobLand’, mas ele também é uma das pessoas mais legais com quem você terá o prazer de trabalhar. E, de fato, Daniel Craig, que eu conheci e conheço um pouco. Novamente, uma pessoa muito adorável e graciosa.”

Relembre: Fernanda Torres demonstrou interesse para participar de filme de James Bond

Daniel Craig diz que não podia fazer filme gay enquanto era James Bond

Este conteúdo foi originalmente publicado em Helen Mirren critica franquia James Bond por “profundo sexismo”; entenda no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.