E-commerce de moda cresce em Santa Catarina e pesquisa mostra cenário otimista


Setor possui o maior número de lojas virtuais na plataforma da Nuvemshop no estado Santa Catarina é um polo de empreendedorismo, especialmente no mercado da moda. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o estado é o segundo mercado têxtil e de confecção no país. Para que as marcas catarinenses continuem crescendo, uma alternativa é expandir para o e-commerce e atingir novos mercados em todo o país.
É o que aponta a pesquisa NuvemCommerce 2025, realizada pela Nuvemshop, uma das maiores plataforma de e-commerce da América Latina. Através dos resultados, a apuração fez uma análise detalhada desse movimento, apontando as tendências, desafios e as oportunidades que surgem para os empreendedores catarinenses que atuam com moda.
SC é um estado empreendedor
Santa Catarina é líder no ranking nacional de empreendedorismo entre os pequenos negócios, conforme aponta o Sebrae. O estado possui uma taxa de empreendedorismo de 13,87%, acima da média da região Sul, que é de 12,81%, e também da média nacional de 9,80%. Esse perfil tem sido impulsionado pelo avanço da tecnologia, que tem contribuído para a criação ou crescimento de negócios.
O mercado de moda é um dos que mais tem se beneficiado das novas soluções de e-commerce, já que cada vez mais, as pessoas preferem comprar roupas ou acessórios virtualmente. De acordo com uma pesquisa feita pela Statista, o e-commerce representa 23% de todo o mercado global de moda. Entre os clientes catarinenses da Nuvemshop, o número também surpreende: 31% dos e-commerces do estado são do vestuário.
— Hoje, apesar de atendermos diversos nichos, a moda se sobressai em Santa Catarina, e essa é uma das particularidades que encontramos no estado. A moda catarinense também conquista resultados expressivos no Brasil – afirma o diretor de marketing da Nuvemshop Next, Vitor Peçanha.
A Nuvemshop tem desempenhado um papel fundamental para o crescimento deste mercado, tanto em Santa Catarina como no restante do Brasil. Com soluções inovadoras que integram processos, a plataforma tem permitido que lojistas de todos os tamanhos – desde os que estão começando até os que já possuem um faturamento expressivo – se conectem com consumidores de maneira eficiente.
Com a tecnologia da Nuvemshop, é possível facilitar a construção de lojas virtuais rápidas, com integração às redes sociais, meios de pagamento, ferramentas de automação de marketing e logística.
— A moda é um mercado forte para a Nuvemshop, e por isso, estamos sempre próximos dos empreendedores para evoluir nas funcionalidades. Queremos que os nossos clientes proporcionem uma experiência de compra facilitada, com tabela de medidas, fotos de qualidade e diversas outras funcionalidades — reforça Peçanha.
O impacto do e-commerce de moda em Santa Catarina
De acordo com a pesquisa NuvemCommerce 2025, o mercado de e-commerce de moda em Santa Catarina tem crescido de uma forma expressiva. Embora o setor ainda enfrente desafios, a maioria dos lojistas já reconhece as vantagens de migrar para o on-line. Ao todo, 86% dos empresários catarinenses estão otimistas quanto ao crescimento de suas empresas através do e-commerce.
A Inteligência Artificial é uma tecnologia presente no mercado de moda, principalmente para melhorar a experiência do cliente. Em Santa Catarina, 44% dos lojistas de moda utilizam IA nos catálogos de produtos e 28% em campanhas de marketing. Ainda, ainda há 61% dos lojistas que afirmam não utilizar a IA, mas que querem aplicar a tecnologia nas estratégias de marketing, personalização de ofertas e análise de dados.
Ferramentas de marketing que funcionam
Um dos maiores impulsionadores do e-commerce de moda em Santa Catarina é as redes sociais. De acordo com os dados da pesquisa, 89% dos lojistas de moda no estado acreditam que as redes sociais são a principal ferramenta para impulsionar as vendas.
O Instagram é a plataforma preferida, utilizada como canal de venda por 97% dos empresários Outros canais, como Facebook (69%) e WhatsApp (58%) também são utilizados, especialmente para criar conteúdo orgânico e engajar diretamente com os consumidores.
Além disso, as parcerias com influenciadores digitais se destacam entre as estratégias de marketing mais eficientes. Ao todo, 46% dos lojistas de moda em Santa Catarina pretendem aumentar o investimento em influenciadores, enquanto 36% já firmaram parcerias com eles.
Desafios para lojistas
Mesmo com perspectivas positivas para o futuro, muitos lojistas de moda em Santa Catarina ainda enfrentam desafios no caminho para o crescimento sustentável. O principal obstáculo é a falta de capital de investimento, mencionada por 50% dos empreendedores.
A falta de tempo também é um desafio para 44% dos lojistas, que têm dificuldade em equilibrar as demandas da rotina com a gestão empresarial. Além disso, a baixa taxa de conversão de visitantes em compradores é uma das maiores frustrações para 58% dos empreendedores.
Muitos empresários também enfrentam desafios relacionados aos altos custos com marketing (42%) e com o frete (31%). A adaptação à tecnologia é outro desafio para 25% dos lojistas, que enfrentam dificuldades nas ferramentas digitais. O relacionamento com fornecedores também foi mencionado por 11% dos profissionais.
Para contornar alguns desses desafios, os empresários podem contar com a Nuvemshop, que é uma plataforma acessível, customizável e oferece soluções que ajudam os lojistas na gestão. No portfólio da empresa, estão soluções como Nuvem Envio e Nuvem Marketing, que ajudam a otimizar os custos e a crescer em faturamento.
Caso de sucesso: Loja Bruna Elisa C
Um exemplo de sucesso no setor de moda em Santa Catarina é a Loja Bruna Elisa C. Fundada há 15 anos e especializada em moda feminina, a marca fez sua transição para o e-commerce em setembro de 2023.
O resultado foi um crescimento expressivo. Em 2024, a loja superou a marca de R$ 6,45 milhões de faturamento, e nos meses de novembro e dezembro, durante o pico das vendas de fim de ano, a marca faturou mais de R$ 1,8 milhão. Para alcançar esses números, a marca conta com a plataforma Nuvemshop Next, que atende empreendedores que faturam mais de R$ 100 mil por mês.
— Ao decidir investir no e-commerce, analisamos diversas plataformas e percebemos que a Nuvemshop oferecia uma solução intuitiva e eficiente, alinhada com a forma como já vendíamos nas redes sociais. Queríamos uma plataforma simples, mas funcional, que facilitasse tanto o nosso trabalho quanto a experiência de compra dos clientes. A Nuvemshop se destaca pela praticidade na gestão de produtos e pedidos, além da facilidade de integração com nossas redes sociais e outros canais de venda — comenta Bruna Elisa C, fundadora da marca.
Em 2025, a empresa segue crescendo com o ritmo acelerado e já faturou mais de R$ 1,6 milhão nos dois primeiros meses. Hoje, a marca que começou com vendas presenciais em Joinville, onde foi fundada, já entrega no Brasil inteiro.
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