Não acredito na necessidade de regulação da informação, diz André Marsiglia

O advogado André Marsiglia, professor de Direito Constitucional, expressou sua visão sobre o papel da imprensa na era digital durante participação no programa WW Especial. Marsiglia argumentou que, atualmente, não há necessidade de regulação da informação, especialmente considerando os avanços tecnológicos.

“Eu não creio que seja necessário hoje, sobretudo por conta da tecnologia, que exista alguém, uma pessoa que faça a regulação, ou que esteja à frente, ou que seja o detentor da verdade e coisas do gênero”.

O especialista em liberdade de expressão enfatizou sugeriu uma adaptação no papel da imprensa tradicional. Ele propôs que os jornalistas se tornem curadores de conteúdo, em vez de serem os detentores exclusivos da informação. Essa mudança, segundo Marsiglia, poderia ajudar a imprensa a recuperar sua relevância no cenário midiático atual.

O poder de pautar o debate público

Apesar das mudanças no consumo de informação, Marsiglia ressaltou que os veículos tradicionais ainda mantêm um papel crucial. “Esses veículos tradicionais, hoje, ainda possuem um papel relevante que é o de pautar o debate público”.

Ele argumentou que, mesmo com menos visualizações em comparação com as redes sociais, o conteúdo de veículos estabelecidos, como a CNN, ainda tem o poder de direcionar as discussões na sociedade.

Marsiglia destaca que a credibilidade dos meios tradicionais vai além da quantidade de acessos. “Não é só uma questão de quantidade, é de credibilidade e de uma credibilidade estrutural, não apenas de quem fala e etc”.

Desafios para a imprensa

O professor alertou para o que considera uma abordagem equivocada da imprensa em relação às redes sociais. Ele criticou a tendência de alguns veículos de tentar competir diretamente com as plataformas digitais, tornando-se mais opinativos e menos reflexivos.

“A imprensa faz o jogo invertido, que é tentar ocupar o lugar das redes sociais e se torna uma imprensa opinativa, se torna uma imprensa que quer dar a notícia um segundo depois de ela acontecer ou sem reflexão”.

Essa estratégia, na visão do professor, pode comprometer a credibilidade estrutural da imprensa. Ele sugere que, ao invés de tentar imitar as redes sociais, os veículos devem focar em seu papel único na construção da verdade, adaptando-se às novas realidades tecnológicas sem perder sua essência e credibilidade.

WW Especial

Apresentado por William Waack, programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Não acredito na necessidade de regulação da informação, diz André Marsiglia no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.