Zelensky cobra “forte resposta” dos EUA aos ataques de drones russos

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse neste sábado (29) que a Ucrânia esperava uma forte resposta dos países ocidentais aos ataques quase diários de drones russos em seu território.

“Nossos parceiros devem entender que esses ataques russos têm como alvo não apenas nosso povo, mas também todos os esforços internacionais, esforços diplomáticos que visam acabar com esta guerra”, disse Zelensky em seu discurso noturno em vídeo.

“A Rússia está atacando todos que buscam acabar com a guerra. É impossível ignorar centenas de Shaheds (projetados pelo Irã) todas as noites.

Ele observou que 172 drones foram direcionados à Ucrânia durante a noite – os militares ucranianos disseram que 94 deles foram abatidos.

“Esperamos uma resposta, uma resposta séria. Estamos trabalhando para garantir que haja uma forte reação, especialmente da América, Europa e todos aqueles no mundo que dependem da diplomacia.”

Os Estados Unidos intermediaram dois cessar-fogo na semana passada – um projetado para permitir o transporte pelo Mar Negro, o outro destinado a impedir ataques a instalações energéticas.

A Ucrânia e a Rússia se acusaram mutuamente de violar o acordo sobre energia.

Em seus comentários, Zelensky também disse que falou com o principal comandante militar da Ucrânia, Oleksandr Syrskyi, sobre a situação ao longo da linha de frente na guerra, que começou quando a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022. Também foram discutidas, disse ele, áreas “onde nossas forças estão operando dentro do território russo”.

“Estamos mantendo medidas ativas que impedem os ocupantes de avançar para as regiões de Sumy e Kharkiv (da Ucrânia)”, disse Zelensky.

As tropas ucranianas ainda mantêm presença na região de Kursk, no oeste da Rússia, sete meses após uma incursão, embora as forças russas tenham recapturado território.

Zelensky disse na sexta-feira (28) que as forças ucranianas tomaram “certas medidas” na Rússia, fora da região de Kursk, para aliviar a pressão sobre as tropas ucranianas na área.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Zelensky cobra “forte resposta” dos EUA aos ataques de drones russos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.