Descubra o que comer no café da manhã para reduzir os picos de glicose

O que é consumido no café da manhã pode reduzir os picos de glicose ao longo do dia. Vale destacar que manter elevado esse tipo de açúcar que fornece energia para o organismo leva à resistência à insulina, aumentando o risco de diabetes tipo 2. Também favorece o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Para saber quais alimentos devem “rechear” o prato do café da manhã e, consequentemente, evitar os picos de glicose, a coluna Claudia Meireles, do Metrópoles, conversou com a nutricionista Dani Borges. Ela explica que a refeição matinal deve ser rica em fibras, se o objetivo for reduzir o teor desse açúcar.

“Uma das ações que mais abaixa a velocidade de absorção do alimento, que é o índice glicêmico, que é esse pico de glicose, é a fibra”, menciona a especialista.

Uma das sugestões de Dani é adicionar o psyllium na tapioca, que dispõe de um índice glicêmico mais alto. Outra orientação da nutricionista envolve comer uma proteína, com uma fonte de gordura moderada.

De acordo com a especialista, os ovos, por serem fontes de proteína, contribuem com a “diminuição da velocidade da digestão e ao controle da liberação de glicose no sangue”. “Já a aveia contém fibras solúveis, especialmente beta-glucanas, que retardam a absorção de açúcar e melhoram a resposta à insulina”.

Alimentos

No rol de alimentos citados por Dani Borges, constam o abacate e as oleaginosas. “Essas opções oferecem gorduras saudáveis, que também estabilizam os níveis de glicose ao evitar picos rápidos após as refeições”, esclarece.

A nutricionista pondera sobre esses alimentos fornecerem nutrientes essenciais para o organismo. Ela lista a seguir:

Fibras: melhoram a saúde intestinal e cardiovascular.
Proteínas: prolongam a sensação de saciedade.
Antioxidantes: com papel de proteger o coração.
Magnésio: fundamental para o equilíbrio metabólico e função muscular.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.