Florianópolis já modernizou 73% do seu parque de iluminação pública com tecnologia LED

Uma cidade mais segura, com noites mais claras e acolhedoras, praças e parques realçados por iluminação cênica, e maior sensação de bem-estar. Essa é a transformação em curso em Florianópolis, onde a Quantum Engenharia avança na modernização da iluminação pública. Atualmente, 73% das mais de 64 mil luminárias da cidade já contam com tecnologia LED (sigla de Light Emitting Diode – Diodo Emissor de Luz, em português), que é mais eficiente, econômica e sustentável. Somente em 2024, 16.825 pontos de iluminação pública foram atualizados na capital catarinense.

“O uso da tecnologia LED na iluminação pública traz benefícios expressivos para cidadãos, turistas e empresários, melhorando a segurança, o conforto urbano e a eficiência econômica. Essa modernização posiciona as cidades para o futuro, tornando-as mais inteligentes, atraindo visitantes e impulsionando a economia local”, destaca Luciano Renzetti, gerente da Quantum Engenharia em Florianópolis. 

São muitas as vantagens da adoção da tecnologia LED na iluminação pública. Abaixo, confira as principais:

  • 01. Mais eficiência e uso dos espaços urbanos: O LED oferece mais de 70% de percepção das cores, ampliando a visibilidade noturna. Isso incentiva o uso de áreas públicas, promove conforto e segurança, e beneficia cidadãos, turistas e comerciantes.
  • 02. Aumento da segurança: Espaços bem iluminados reduzem a sensação de insegurança. Pesquisa de 2021 apontou que 66% das mulheres acreditam que a melhoria da iluminação pública aumenta a segurança nas cidades. E locais mais seguros atraem mais turistas, o que incentiva os empresários a investirem mais em seus negócios.
  • 03. Economia para os municípios: As luminárias LED consomem 60% menos energia e duram até 90 mil horas, reduzindo significativamente os custos com manutenção. 
  • 04. Maior durabilidade e menos manutenção: Com vida útil de até 11 anos, a tecnologia LED é mais resistente a variações climáticas, descargas elétricas e impactos, diminuindo a necessidade de reposição e geração de resíduos.
  • 05. Agilidade no controle e manutenção: A tecnologia LED permite o uso de telegestão para monitoramento remoto da iluminação pública, garantindo resposta rápida a falhas e mais eficiência na operação.
  • 06. Sustentabilidade e menor impacto ambiental: Com 98% dos componentes recicláveis e sem elementos tóxicos como mercúrio, o LED reduz a poluição e contribui para práticas sustentáveis alinhadas aos princípios ESG (meio ambiente, social e governança).

Empresa é especializada em iluminação, energia solar e subestações

Com 35 anos de experiência no mercado brasileiro, a Quantum Engenharia lidera grandes projetos em Iluminação Pública, Energia Solar e Subestações. A empresa está à frente de sete PPPs de iluminação pública, atuando em Porto Alegre-RS (IP Sul), Palhoça-SC (QLuz Palhoça), Itajaí-SC (QLuz Itajaí), Garopaba-SC (QLuz Garopaba), Penha-SC (QLuz Penha), Ribeirão das Neves-MG (IP Minas) e Nova Serrana-MG (QLuz Nova Serrana). Em fevereiro de 2025, venceu sua oitava PPP de iluminação pública, em Joinville-SC (QLuz Joinville). Além disso, mantém contratos com diversas cidades do Sul e Sudeste do Brasil.

Na área de energia solar, a Quantum já entregou mais de 150 sistemas fotovoltaicos em todo o Brasil. Essas usinas irão gerar 360 GWh de energia nos próximos 25 anos, evitando a emissão de 190 milhões de quilos de CO₂ – o equivalente a 1,2 milhão de quilômetros rodados por um carro ou ao plantio de 5 milhões de árvores. Além disso, a empresa segue em expansão, com outras oito usinas em construção para atender empresas, indústrias, prefeituras, tribunais de justiça e centrais elétricas estaduais.

A Quantum também se destaca em projetos de iluminação cênica, valorizando patrimônios históricos e espaços urbanos. Entre os trabalhos realizados, estão a iluminação da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna (SC), a da Igreja Matriz de São Francisco do Sul (SC), com 350 anos de história e tombada pelo IPHAN, e a da Ponte Hercílio Luz, ícone da engenharia e da arquitetura brasileira e mundial, situada em Florianópolis (SC).

Na “Velha Senhora”, a Quantum implementou um moderno sistema de iluminação cênica em LED RGB, inaugurado em dezembro de 2024 (entenda neste vídeo). O projeto envolveu a instalação de mais de 7.000 projetores, incluindo 1.300 na silhueta, 5.600 nos pendurais e 150 nas torres. Para isso, equipes especializadas trabalharam à noite, enfrentando vento, chuva e nevoeiro, utilizando técnicas de rapel para garantir a precisão na execução.

O post Florianópolis já modernizou 73% do seu parque de iluminação pública com tecnologia LED apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.