São José amplia faixa etária para vacina rotavírus 

A Prefeitura de São José reforça que ampliou a faixa etária de vacinação contra o rotavírus. A vacina é administrada em duas doses por via oral. A primeira dose (D1) permanece recomendada aos 2 meses da criança, podendo ocorrer entre 1 mês e 15 dias e 11 meses e 29 dias. Já a segunda dose (D2) que se mantém aos 4 meses, pode ser antecipada para 3 meses e 15 dias até os 23 meses e 29 dias.

A vacina está disponível em todas as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município. “É fundamental que as famílias procurem as unidades de saúde do município para vacinar os pequenos. E esse é o único imunizante que deve ser aplicado no prazo correto, porque se a criança não for vacinada com a D1 no período determinado, ela não poderá fazer a D2”, destaca a diretora de Vigilância Epidemiológica, Katheri Zamprogna.

O rotavírus é um dos principais causadores de diarreia grave em crianças menores de cinco anos, podendo levar a complicações sérias e até mesmo à morte. A doença se manifesta por vômitos, diarreia aquosa e febre alta. Já a transmissão pode ocorrer pelo contato com objetos, alimentos ou água contaminados, ou ainda, por meio das gotículas respiratórias.

Para receber o imunizante, basta procurar a UBS mais próxima com a caderneta de vacinação da criança.

O post São José amplia faixa etária para vacina rotavírus  apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.