Com estrelas, Brasileirão busca recorde de público e bilheteria

Em 2024, o Campeonato Brasileiro levou mais de 10 milhões de torcedores aos estádios e conquistou uma renda de R$ 497 milhões, maior valor já registrado na história da competição. Com cada vez mais estrelas nos times, como Neymar Jr., Memphis Depay, Oscar, Lucas Moura, Vitor Roque, entre outros, e um alto nível técnico dentro das quatro linhas, a expectativa é que esses números voltem a ser superados na edição deste ano.

O Flamengo, com 1 milhão, o Corinthians, com 830 mil, e o São Paulo, com 759 mil, foram os clubes que mais receberam torcedores na última edição do Brasileirão. O Flamengo também foi o que mais lucrou com bilheteria no torneio, com R$ 59 milhões, seguido pelo Palmeiras, com R$ 46 milhões, e o São Paulo, com R$ 45 milhões.

De todos os torcedores que foram aos jogos da competição em 2024, 43,73% eram sócios-torcedores. Segundo Henrique Borges, VP executivo de vendas, marketing e novos negócios na Somos Young, empresa especializada no atendimento a sócios-torcedores e que trabalha com clubes como Cruzeiro, Vasco, Coritiba e Vitória, é fundamental que os clubes aproveitem a base de associados dentro e fora de campo:

 

“Não só os sócios torcedores representam quase a maioria das pessoas nos estádios, mas também garantem receitas extracampo importantes para os clubes, como produtos e mensalidade. Além disso, o programa de associados simboliza montantes que se equivalem ou até ultrapassam valores de acordos de patrocínio anuais”, conclui Henrique.

Nos estaduais deste ano, Corinthians e Flamengo foram os líderes de público, levando, respectivamente, 355 mil pessoas (com ainda um jogo a ser disputado) e 258 mil para seus estádios. Em arrecadação, o Palmeiras está na liderança, com R$ 23 milhões, seguido por Corinthians, com R$ 19 milhões, e Flamengo, com R$ 13 milhões.

“O Juventude assumiu o compromisso de fazer investimentos em nossa estrutura e organização, como a recompra e reforma do nosso CT. Esses detalhes fazem a diferença no dia a dia de um clube. Agora, devemos ter uma facilidade maior em todo nosso trabalho, o que irá refletir em investimentos e resultados no futuro”, comenta Fábio Pizzamiglio, presidente do Juventude.

Em dias de jogos, não é raro ver milhares de torcedores chegando horas mais cedo ao estádio. Lojas, restaurantes, tours, museus e camarotes são alguns dos principais atrativos das arenas mais completas do Brasil. Um dos principais exemplos é o Allianz Parque, a casa do Palmeiras.

“O Brasileirão vem crescendo consistentemente nos últimos anos e os números indicam que isso deve continuar nesta temporada. Há uma demanda maior dos torcedores pela experiência dos estádios e os clubes que estão sabendo se adaptar a esta nova realidade saem na frente”, analisa Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo e sócio-diretor da Wolff Sports.

Léo Rizzo, CEO da Soccer Hospitality, empresa especializada na gestão de camarotes que está presente em todos os quatro estádios dos grandes clubes de São Paulo, comenta sobre as atrações para os torcedores: “Oferecemos cardápios especiais, música ao vivo, presença de ídolos dos times e um atendimento personalizado. Esses detalhes fazem toda a diferença para o torcedor, que escolhe voltar independente do resultado em campo”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Com estrelas, Brasileirão busca recorde de público e bilheteria no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.