Karinah lança “Sou do Povo” e exalta a força da mulher no samba

“Sou do samba, sou do bem, sou mulher / Sou alguém, quero ir mais além / Igualdade sim senhor, coração pulsante / E alma bela, uma artista do povo eu sou, eu sou / Uma artista do povo eu sou.” Esses versos traduzem a essência de “Sou do Povo”, novo single de Karinah, que celebra a força e a resistência da mulher no samba. Mais do que uma canção, a música reflete a verdade da cantora, que luta pelo espaço feminino dentro do gênero. Não à toa, foi escolhida para ser a primeira amostra do seu novo álbum, previsto para este semestre, com direção musical de Max Pierre e direção artística de Zeca Pagodinho.

Apresentada ao vivo no programa Encontro com Patrícia Poeta, da TV Globo, no final de fevereiro, “Sou do Povo” também aborda o ato de se doar e o dom natural de cuidar, característico das mulheres. Madrinha do Programa Social da Mangueira, a cantora reforça a tradição do samba de apadrinhar, alegrar e apoiar a comunidade.

“Essa canção representa muito do que eu acredito e do que eu sou. É um samba vibrante, cheio de energia e verdade, que celebra a força da mulher, sua garra e seu lugar no mundo. O samba sempre foi uma voz do povo, e eu quero que essa música seja um hino para todas que enfrentam desafios com coragem e alegria. O Zeca me apresentou esta canção, e, imediatamente, senti que ela era especial, como se tivesse sido feita para mim. É uma homenagem às mulheres que seguem firmes, abrindo caminhos e fazendo a diferença”, declara Karinah.

Composta por Gabrielzinho do Irajá, Alexandre Chacrinha e Flavinho Bento, a faixa tem produção musical assinada por Max Pierre. O arranjo de Mauro Diniz valoriza a tradição do samba com um instrumental autêntico. O cavaco conduz a harmonia, enquanto o violão de 7 cordas preenche os graves com personalidade. A percussão, com pandeiro, tantã e cuíca, garante a cadência envolvente do gênero, enquanto flautas e clarinete adicionam sutileza e sofisticação, equilibrando tradição e modernidade.

Nos últimos anos, Karinah vem conquistando um espaço de destaque no samba, sendo reconhecida e abraçada por grandes nomes do gênero, como Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal e Alcione. Em 2024, foi convidada a abrir a turnê de 50 anos de carreira de Alcione, passando por mais de 30 cidades pelo Brasil. Além de cantora, é uma das poucas artistas que atuam em diferentes frentes do samba, também como compositora de samba-enredo, empresária e com forte engajamento em projetos filantrópicos.

LETRA:

Sou do Povo
Meu samba é do gueto, é da comunidade.
Tá sempre dizendo a verdade, em prol dessa gente de bem,
Que luta e enfrenta, com dignidade, toda adversidade
Que esse mundo tem.

Meu samba!

Com força, com fé e vontade, ultrapassando barreiras,
Em busca da felicidade, a esperança verdadeira.
Quem é que não tem? Quem é que não tem?
Quem é que não tem? Quem é que não tem?

Sou do samba, sou do bem, sou mulher,
Sou alguém, quero ir mais além.
Igualdade, sim senhor! Coração pulsante
E alma bela, uma artista do povo eu sou, eu sou!
Uma artista do povo eu sou.

Meu samba é do gueto, é da comunidade.
Tá sempre dizendo a verdade, em prol dessa gente de bem…

Adicionar aos favoritos o Link permanente.