Itamaraty acompanha caso de brasileiros presos com drogas em submarino

O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) informou, nesta sexta-feira (28), que está acompanhando o caso dos três brasileiros presos em flagrante transportando quase 7 toneladas de drogas em um submarino.

O crime foi divulgado nesta semana pela Polícia Judiciária de Portugal, que interceptou a embarcação no Oceano Atlântico, a cerca de 500 milhas náuticas do sul dos Açores.

A bordo estavam cinco tripulantes, entre eles três homens do Brasil, um colombiano e um espanhol. Os homens transportavam 6,5 toneladas de cocaína.

Vídeo do momento do flagrante:


Segundo as investigações, o tráfico internacional é comandado por uma organização criminosa transnacional.

Quem eram os brasileiros?

  •  Maikon Reis da Silva, de 38 anos;
  • Nelson da Páscoa Corrêa Costa, de 61 anos;
  • José Mauro Gonçalves, de 52 anos.

Os traficantes são naturais do estado do Pará, na região norte, e nasceram nas cidades de Abaetetuba e Igarapé-Mirim. A CNN tenta contato com os advogados de defesa.

Em nota, o Itamaraty informou que por meio do Consulado-Geral do Brasil em Lisboa, está ciente do caso e presta a assistência consular cabível aos nacionais e a seus familiares.

A operação denominada “Nautilus”, realizada em colaboração com autoridades portuguesas, espanholas, americanas e britânicas, identificou que o destino final dos entorpecentes eram diversos países da Península Ibérica e da Europa.

A investigação, conduzida pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Entorpecentes da PJ, continua em colaboração com outros países.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Itamaraty acompanha caso de brasileiros presos com drogas em submarino no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.