Intervenções musicais em hospitais ajudam na recuperação e na qualidade de vida

Desde o mês de fevereiro deste ano, o violista Matheus Gadelha está levando recitais de música clássica para três hospitais da Grande Florianópolis. Com o projeto “Música nos Hospitais: Uma Cura Arretada”, o musicista cearense busca proporcionar momentos de alegria e descontração para pacientes e acompanhantes.

Para Matheus, além do poder único que a música tem, que é o de tocar as emoções e promover bem-estar, tornando-se uma aliada valiosa em ambientes hospitalares, esse projeto serve como uma maneira de agradecimento.

“Na infância e adolescência estive do outro lado dessas ações solidárias e foram elas quem me impulsionaram a realizar esse projeto. E com ele, posso agradecer e levar música de qualidade para quem está internado”, salienta o violista que desde os 17 anos atua na área.

Apresentações ao vivo

Estudos comprovam que a música pode influenciar de maneira positiva no estado de saúde de pacientes internados. Tanto que as apresentações ao vivo de música podem contribuir e proporcionar um ambiente mais acolhedor e ainda reduzir a ansiedade, melhorar a qualidade do sono e ajudar no alívio da dor. 

E até o mês de junho, Matheus vai levar apresentações mensais no Hospital Infantil Joana de Gusmão e Hospital do Centro de Pesquisa Oncológica (Cepon), em Florianópolis, e para o Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes, em São José.

As próximas apresentações acontecem no dia 31 de março, das 14h às 15h, nos Hospital Infantil Joana de Gusmão (Rua Rui Barbosa, 152 – Agronômica), haverá Trio viola, violoncelo e violino com Matheus Gadelha, Renata Oliveira e Israel Dutra. Já no dia 9 de abril, das 14h às 15h, o músico Matheus Gadelha apresenta um solo de viola no Hospital CEPON (Rod. Admar Gonzaga, 655 – Itacorubi) e no dia 16 de abril, das 14h às 15h, haverá apresentação de viola com Matheus Gadelha e a participação da bailarina Fabiana Lessa, no Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes (Rua Adolfo Donato da Silva, Praia Comprida).

“Música nos Hospitais: Uma Cura Arretada” é um projeto cultural realizado por Matheus Gadelha, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o incentivo de Bistek Supermercados e Alucal Alumínio Caravaggio Ltda. Acompanhe a programação completa no @projetoumacuraarretada.

O post Intervenções musicais em hospitais ajudam na recuperação e na qualidade de vida apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.