Criminosos utilizam homicídio para tentar extorquir comerciantes em Itajubá; veja o que fazer em casos assim


Polícia Militar alerta que esta é uma nova modalidade que tem sido usada por criminosos para extorquir dinheiro. Criminosos usam crime acontecido em Itajubá para tentar extorquir comerciantes
Criminosos estão usando um homicídio que ocorreu nesta semana em Itajubá (MG) para tentar extorquir comerciantes da região. O alerta foi feito na quarta-feira (26) pelas polícias Militar e Civil.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Segundo a polícia, os estelionatários se passam por integrantes do crime organizado e ameaçam quem não aceita fazer transferências bancárias para custear a liberdade de comparsas que estariam presos.
O assassinato que os estelionatários estão usando foi o de Thiago Gonçalves Avelar, de 36 anos, que aconteceu na última segunda-feira (25), na hora do almoço. Ele estava dentro do restaurante da mãe dele, no Centro da cidade.
Leia também:
Suspeito de matar filho de dona de restaurante a tiros é preso em Itajubá, MG
Homem é morto a tiros dentro de restaurante no Centro de Itajubá
Reprodução / Redes Sociais
Suspeito e vítima teriam tido uma discussão ainda na calçada, do lado de fora do estabelecimento. Thiago entrou e o suspeito foi atrás, efetuando os disparos. Thiago foi atingido por três tiros na cabeça. Após o crime, o suspeito fugiu a pé, sentido ao bairro Varginha.
De acordo com a Polícia Militar, a briga teria sido motivada por uma rixa antiga entre os dois. Um homem foi preso pelo crime e levado para o presídio.
Segundo a Polícia Militar, as ameaças consistem em uma nova modalidade criminosa, onde os infratores, em toda a região e em todo o estado, utilizam alguns delitos que acontecem na cidade para tentar extorquir dinheiro.
“Como os telefones de comércio estão nas redes sociais, estão online, eles ligam para essas pessoas, para esses comércios e começam a ameaçar as pessoas. Começam a falar que vão quebrar todo o comércio, começam a falar que sabem aonde aquela pessoa mora, ou seja, eles inventam informações daquele comerciante, daquela pessoa, no objetivo de tentar angariar dinheiro. Ou seja, eles exigem uma fórmula de dinheiro, mil reais, dois mil reais, fazer um PIX para eles. Então isso é uma novidade que está acontecendo na cidade, mas também em toda a Minas Gerais”, disse o tenente-coronel da Polícia Militar, Fábio Assis.
O militar dá dicas do que fazer caso a pessoa receba uma ligação como essa.
“Recebeu uma ligação de um número desconhecido, já ficar um pouco mais atento já. Então a pessoa quando ela liga, ela começa a fazer em tom de ameaçador. Ele está ameaçando aquela pessoa, exigindo dinheiro, exigindo valores através de PIX para poder continuar a segurança daquela cidade. Então, assim que pessoa atendeu aquela ligação, que viu que realmente começou a haver uma ameaça, um exigência de dinheiro, de imediato desligue o celular, desligue a ligação, bloqueie aquele número e procure a Polícia Militar, procure a Polícia Civil para realmente poder fazer o boletim de ocorrência”, completou o tenente-coronel.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.