Bandidos destroem carro de empresa de internet em Niterói; companhia relata outras intimidações


Crime aconteceu na tarde dessa quarta-feira (26) no bairro Várzea das Moças. Funcionários não se feriram. Polícia investiga o ataque. Carro da Leste Telecom ficou destruído em mais um ataque criminoso
Divulgação
Bandidos atacaram um carro de uma empresa de serviços de internet e telefonia nessa quarta-feira (26) em Niterói, Região Metropolitana do RJ. Os funcionários haviam deixado o veículo estacionado para fazer o atendimento a um cliente em uma casa, no bairro Várzea das Moças, e quando voltaram, o automóvel estava destruído.
No domingo (23), o g1 mostrou que traficantes e milicianos tentam controlar serviços de banda larga e transporte para aumentar domínio fora das comunidades no RJ.
Segundo os atendentes da Leste Telecom, durante o serviço, eles ouviram barulho de vidros quebrando e objetos atingindo a lataria. Quando deixaram a casa viram o carro danificado. Ele tinha os vidros estilhaçados e sinais de vandalismo — como os pneus esvaziados e portas amassadas.
LEIA TAMBÉM: Moradores de Brás de Pina e de Realengo denunciam ação do tráfico em corte de sinal de internet
Criminosos impõem controle sobre internet em bairros do Rio e parte da Baixada
Criminosos barram operadora de internet no Estácio e em Olaria e impõem sinal clandestino a moradores
Após o ataque, os criminosos fugiram antes da chegada dos agentes do 12º BPM (Niterói). Os funcionários da empresa não se feriram.
Denúncias de atuação de grupos que oferecem serviços clandestinos de internet vêm sendo recorrentes na região. Segundo testemunhas, moradores estariam sendo coagidos a contratar esses serviços por valores abusivos.
O caso foi registrado na 81ª DP (Itaipu). Em nota, a Leste Telecom lamentou o ocorrido e destacou sua preocupação com a segurança de seus colaboradores e clientes. A empresa disse ainda que repudia qualquer forma de violência e que continuará colaborando com as autoridades para que os responsáveis sejam identificados.
Outros casos
Não é a primeira vez que uma equipe da empresa é alvo de criminosos. Em dezembro, outra equipe da Leste Telecom foi alvo de tiros. Funcionários que tinham ido atender a um chamado no bairro Serra Grande, na Região Oceânica, estavam dentro do carro quando bandidos passaram a alvejar o veículo. Os operários precisaram fugir correndo. Ninguém ficou ferido.
Veículo da Leste Telecom alvejado por criminosos
Reprodução
Um outro caso aconteceu em janeiro de 2022, quando uma base da Leste Telecom em Itaipu, também na Região Oceânica de Niterói, foi alvo de um ataque de criminosos. O local funcionava como estoque regional da empresa e atendia diversos bairros próximos de Niterói.
Na época, especulou-se a possibilidade de o ataque ser uma retaliação à empresa, que vinha denunciando a dificuldade de operar em alguns pontos da cidade devido à ação de grupos criminosos que desejavam explorar o serviço de telefonia.
Veículos da empresa foram destruídos após ataque
Reprodução
Adicionar aos favoritos o Link permanente.