Filipina de 19 anos derruba Iga Swiatek e vai à semifinal do Miami Open

A filipina Alexandra Eala, que entrou no Miami Open como wild card, conquistou a maior vitória de sua jovem carreira ao surpreender a polonesa e número dois do mundo, Iga Swiatek, por 6-2 e 7-5 nesta quarta-feira, avançando para as semifinais do torneio.

Aos 19 anos, Eala não demonstrou nervosismo diante de uma de suas maiores inspirações no tênis. Pelo contrário, manteve a compostura e tomou o controle da partida logo no início ao quebrar o saque de Swiatek, sem jamais perder o ritmo.

“Não sei nem o que dizer, estou completamente em choque e nas nuvens. Essa vitória vai ficar para sempre no meu coração”, disse Eala durante entrevista em quadra.

Swiatek entrou em quadra sob um esquema de segurança reforçado após ter sido verbalmente hostilizada por um espectador no fim de semana. No entanto, a polonesa teve dificuldades desde o início e não conseguiu confirmar nenhum de seus serviços no primeiro set, enquanto Eala jogava solta, distribuindo winners de todos os cantos da quadra.

Dona de quatro títulos de Grand Slam, Swiatek cometeu 19 erros não forçados na primeira parcial. Após receber orientações do técnico, deixou a quadra por alguns minutos antes do início do segundo set.

Na segunda parcial, Eala reverteu uma desvantagem de 4-2 e manteve a calma mesmo quando Swiatek sacava para fechar o set em 5-4. No fim, a filipina confirmou sua oitava quebra de saque na partida e garantiu a vitória histórica.

Com esse resultado, Eala eliminou sua terceira campeã de Grand Slam na chave feminina. Anteriormente, derrotou a vencedora do Australian Open, Madison Keys, e a campeã de Roland Garros em 2017, Jelena Ostapenko.

Na semifinal, Eala enfrentará a vencedora do confronto entre a americana Jessica Pegula, quarta cabeça de chave, e a britânica Emma Raducanu, campeã do US Open de 2021.

No torneio masculino, o sérvio Novak Djokovic, quarto cabeça de chave e em busca de seu sétimo título em Miami, encerra a rodada noturna contra o americano Sebastian Korda, cabeça de chave número 24, valendo uma vaga na semifinal.

Outro confronto do dia terá o búlgaro Grigor Dimitrov (14º cabeça de chave) diante do argentino Francisco Cerundolo, enquanto o alemão Alexander Zverev, principal favorito ao título, encara o francês Arthur Fils em uma partida das oitavas de final adiada na terça-feira devido à chuva.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Filipina de 19 anos derruba Iga Swiatek e vai à semifinal do Miami Open no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.