Jatos militares batem em pleno ar durante voo de treinamento; Veja VÍDEO

Dois jatos militares colidiram no ar nesta terça-feira (25) durante um voo de treinamento da Patrulha Acrobática Francesa (PAF). Segundo a imprensa local, os dois pilotos e um passageiro conseguiram se ejetar e foram resgatados conscientes. No entanto, um deles sofreu fraturas múltiplas.

O choque aconteceu próximo à cidade de Saint-Dizier, a cerca de 250 km de Paris. As informações foram dadas pelo g1. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram seis aeronaves realizando manobras enquanto liberam fumaça com as cores da França. Durante a apresentação, duas delas se chocam e sofrem danos estruturais com o impacto.

Um dos Alpha Jets caiu sobre um silo, causando um incêndio. Autoridades informaram que não houve vítimas civis. A empresa de concreto Calin, que opera nas proximidades da base aérea, confirmou a presença de bombeiros, equipes médicas de emergência e da polícia no local.

Na segunda-feira (24), o Journal de la Haute-Marne relatou que oito Alpha Jets participaram de um treinamento na base aérea 113, acompanhados à distância por espectadores que acompanham a equipe durante toda a semana.

O Alpha Jet, aeronave voltada para treinamento e ataques ao solo, realizou seu primeiro voo em 1973 e está em operação na Força Aérea Francesa desde 1977. Desde 1981, é utilizado pela PAF, que conta com 21 unidades, conforme a última edição do Key Defense Figures.

Outros 51 modelos seguem ativos para treinamentos. A expectativa é que a aeronave continue sendo usada pela Patrulha Acrobática Francesa até pelo menos 2032. Veja o vídeo:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.