Moderna, acolhedora, inclusiva: o que personalidades desejam para Porto Alegre, que completa 253 anos


Nomes do esporte, da música, do cinema e da televisão foram instigados pelo g1 a responder à seguinte pergunta: “Qual é a Porto Alegre que eu quero para o futuro?”. Porto Alegre, 253 anos: o que personalidades desejam para o futuro da cidade
Porto Alegre está de aniversário. A capital do Rio Grande do Sul completa 253 anos nesta quarta-feira (26). A programação oficial inclui atrações musicais, bolo simbólico e parabéns coletivo no Centro Histórico.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Para celebrar a data, o g1 fez uma provocação a personalidades que moram na cidade. Nomes do esporte, da música, do cinema e da televisão foram instigados a responder à seguinte pergunta: “Qual é a Porto Alegre que eu quero para o futuro?”. (Assista ao vídeo acima e leia os relatos abaixo)
Personalidades que moram em Porto Alegre parabenizam cidade pelos 253 anos
Montagem/Reprodução
Martha Medeiros, escritora, moradora do bairro Petrópolis
Martha Medeiros, escritora, moradora do bairro Petrópolis:
“Uma Porto Alegre verde. Eu sei que a cidade já é bem arborizada, mas nunca é demais cuidar de cada praça, de cada parque. E, se não fosse pedir demais, acho que a gente também poderia investir mais em iluminação pública. Uma cidade tão bonita, como Porto Alegre, não merece ficar no escuro”.
Martha Medeiros
Reprodução
Renato Borghetti, músico, morador do bairro Bom Fim:
“Que siga sendo essa cidade que recebe, que acolhe as pessoas que vêm morar, que chegam do interior e de todas as cidades. Mesmo sendo uma metrópole, uma capital tem essa característica de cidade do interior. E, como toda cidade do interior, as pessoas são mais próximas, se conhecem”.
Renato Borghetti
Reprodução
João Derly, bicampeão mundial de judô, morador do bairro Jardim Planalto:
“Uma Porto Alegre acolhedora, onde nossas crianças possam crescer, ter segurança, desenvolver um papel no meio da sociedade e ser vitoriosos no que estiverem fazendo. Uma Porto Alegre que possa dar mais oportunidades a todas as pessoas, onde a gente se sinta melhor”.
João Derly
Reprodução
Rafael Malenotti, músico, morador do bairro Bela Vista:
“Uma cidade com ainda mais segurança, com uma infraestrutura bacana para que a gente possa fazer jus ao nome dela: uma cidade alegre, de alto astral, que exala energia boa. Uma cidade que tenha muita cultura, muitos eventos culturais para que a gente possa se ver muitas e muitas vezes”.
Rafael Malenotti
Reprodução
Zé Victor Castiel, ator:
“Que continue evoluindo no prestígio à cultura e ao entretenimento. Obrigado, Porto Alegre, por prestigiar tanto seus artistas, a sua arte e a sua cultura. Vamos em frente, por um futuro ainda mais cultural”.
Zé Victor Castiel
Reprodução
Thedy Corrêa, músico, morador do bairro Petrópolis:
“Uma Porto Alegre com menos desigualdade. Polo de desenvolvimento, de inovação, de educação, inclusiva, uma cidade voltada para o futuro. Uma cidade que tenha como seu DNA acolher bem as pessoas que vêm de fora, e que a gente consiga olhar com os olhos da modernização”.
Thedy Corrêa
Reprodução
Jorge Furtado, cineasta, morador do bairro Rio Branco:
“Uma cidade menos desigual. Eu não quero morar em uma cidade onde têm famílias inteiras vivendo nas ruas. Pessoas dormem nas calçadas, embaixo das marquises. Eu quero uma cidade, no futuro, mais justa”.
Jorge Furtado
Reprodução
Werner Schunemann, ator e diretor, morador do bairro Assunção:
“Alegre ao receber e alegre ao deixar partir e lançar para o mundo. Eu quero que Porto Alegre seja cada mais vez isso: cada vez mais porto e cada vez mais alegre”.
Werner Schunemann
Reprodução
Daiane dos Santos, ex-ginasta e campeã mundial, moradora do bairro Cavalhada:
“Com mais oportunidades de esporte, educação e cultura gratuitos para todos os porto-alegrenses”.
Daiane dos Santos
Reprodução
Guri de Uruguaiana, personagem do humorista Jair Kobe:
“Sou o Guri de Uruguaiana, e Porto Alegre me abraçou. Que ela se mantenha sendo uma cidade moderna e preserve as tradições gaúchas, como a gente percebe no Acampamento Farroupilha, no Parque do Harmonia, nos CTGs”.
Guri de Uruguaiana
Reprodução
Breve história
Em 1752, cerca de 60 casais portugueses açorianos chegaram ao Rio Grande do Sul. Eles vieram da Região das Ilhas de Portugal por meio do Tratado de Madri.
🧍🧍‍♀️ Os casais tinham como destino a Região das Missões, no Noroeste do RS, mas a área estava para ser entregue pelos espanhóis ao governo português em troca da Colônia de Sacramento, às margens do Rio da Prata, no Uruguai.
🚢 Assim, eles permaneceram no então Porto de Viamão, como foi chamada a capital gaúcha pela primeira vez.
A demora na demarcação das terras fez com que não saíssem do que viria a ser Porto Alegre vinte anos depois, como havia sido inicialmente planejado.
☀️ A ponta da península, onde fica a Usina do Gasômetro, foi o começo da história da cidade.
A partir de 1824, imigrantes de todo mundo, em especial alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses, judeus e libaneses, começaram a chegar. Hoje, há registro de estrangeiros de todos os continentes que chamam Porto Alegre de casa, vindos de países como Venezuela, Haiti, Estados Unidos, Polônia, Angola, Japão e Austrália.
Série especial: ” Volta ao Mundo em Porto Alegre”
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.