Diretor palestino vencedor do Oscar é solto após ser levado por israelenses

O jornalista israelense, Yuval Abraham, informou que Hamdan Ballal, cineasta palestino e co-diretor do filme vencedor do Oscar “No Other Land”, foi solto nesta terça-feira (25), após “passar a noite toda algemado e ser espancado em uma base militar”.

“Hamdan Ballal agora está livre e prestes a voltar para casa com sua família”, escreveu Abraham na rede social X.

Abraham, colega de Ballal, escreveu no X que o diretor foi espancado por colonos israelenses na Cisjordânia ocupada e levado por soldados de Israel na segunda-feira (24). Ele não testemunhou o ocorrido pessoalmente

Cinco ativistas americanos do Centro para a Não-Violência Judaica, que estavam no local, relataram que também foram atacados por colonos israelenses.

Intimidações

Hamdan Ballal, fazendeiro, já foi alvo de intimidação e ameaças de colonos israelenses. Ele contou à CNN no ano passado como os colonos colocavam rebanhos em suas terras enquanto ele dormia.

Ballal documentou suas interações com colonos, incluindo ameaças de violência de um deles que alegou que Deus havia lhe dado as terras do diretor. O artista relatou que chamou a polícia, mas sem sucesso.

Abraham contou que após a agressão, seu colega foi algemado e vendado a noite toda em uma base do exército enquanto dois soldados o espancavam no chão, conforme a advogada de Ballal, Leah Tsemel, após falar com ele.

“Ele continua detido na delegacia de polícia de Kiryat Arba”, escreveu.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Diretor palestino vencedor do Oscar é solto após ser levado por israelenses no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.