Suspeito de chefiar milícia em Rio das Pedras é preso na zona Oeste do Rio

Um homem apontado como o chefe da milícia na região da favela de Rio das Pedras, zona Oeste do Rio de Janeiro, foi preso pela Polícia Civil nesta segunda-feira (24).

De acordo com as investigações, Franklin Sampaio de Moura Maicel, conhecido como “Frank”, foi localizado pelos agentes da delegacia do Leblon (14ªDP), na Rua Aldrin, no Condomínio Floresta, no interior da comunidade de Rio das Pedras. Ele foi preso pelo crime de Organização Criminosa.

Segundo a Polícia Civil, Frank é o sucessor do miliciano Taillon de Alcântara Pereira Barbosa, conhecido como “Taillon”, que está preso, após operação da Polícia Federal e do Ministério Público.

Taillon era o miliciano que traficantes queriam matar, quando foram até a orla da praia da Barra da Tijuca em outubro de 2023 e acabaram assassinando os médicos que estavam no Rio de Janeiro para um congresso.

Ainda segundo a polícia, atualmente é Frank quem dá as ordens na comunidade do Rio das Pedras e Sertão/Sertãozinho, sendo também responsável por arrecadar todo dinheiro e distribuir para os milicianos de Rio das Pedras presos em Bangu 09. Ele estava foragido e sendo procurado pela polícia desde 2023.

Durante as investigações, a polícia descobriu também que Frank é filho de Francisco Luis Alves Maciel, conhecido como “Índio”, antigo chefe da milícia de Rio das Pedras na década de 80, quando Rio das Pedras migrou de Polícia Mineira para Milícia passando a extorquir comerciantes e moradores da região, bem como monopolizar o transporte alternativos de Van, além de grilagem, construções ilegais, compra e venda de imóveis entre outras atividades ilícita.


O miliciano estava sendo monitorado pelos policiais da delegacia do Leblon há cerca de duas semanas após receberem informações do setor de inteligência. Quando os agentes chegaram nesta segunda-feira (24) na casa dele, no Condomínio Floresta, uma pistola também foi encontrada.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Suspeito de chefiar milícia em Rio das Pedras é preso na zona Oeste do Rio no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.