Metrô lança licitação para construção da Linha 19-Celeste

O Metrô lançou a licitação para contratar as obras de implantação da Linha 19-Celeste nesta segunda-feira (24). O trecho vai ligar o Bosque Maia, em Guarulhos, ao Anhangabaú, na capital paulista.

A contratação vai envolver um projeto executivo e a realização de obras civis de 17,6 km de vias, 15 estações e um pátio de manutenção. De acordo com o Governo de São Paulo, a meta é assinar os contratos e iniciar o projeto executivo até o fim deste ano, permitindo começar as obras civis em 2026.

Com o início da construção, os trabalhos devem ser concluídos em até 75 meses. Além da construção de 15 estações, serão também edificados 18 poços de saída de emergência e ventilação (VSE) e readequadas as estações São Bento (Linha 1-Azul) e Anhangabaú (Linha 3-Vermelha), que serão conectadas à futura linha.

O contrato também vai abranger implantação dos sistemas de Baixa Tensão e auxiliares, que envolvem painéis elétricos, escadas rolantes, elevadores, ventilação e detecção de incêndio, iluminação, sistemas de bombas, etc.

A estrutura da futura Linha 19 também contará com 31 trens que vão transportar 630 mil passageiros por dia que poderão ter o trajeto reduzido em até uma hora e utilizar a conexão com outras três linhas de metrô (1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha).

As estações da linha serão: Bosque Maia, Guarulhos-Centro, Vila Augusta, Dutra (Linha 2-Verde), Itapegica (5 primeiras em Guarulhos), Jardim Julieta, Vila Sabrina, Cerejeiras, Santo Eduardo, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Cerealista, São Bento (Linha 1-Azul) e Anhangabaú (Linha 3-Vermelha).

Este conteúdo foi originalmente publicado em Metrô lança licitação para construção da Linha 19-Celeste no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.