Papa Francisco faz primeira aparição pública desde internação; Veja VÍDEO

O papa Francisco fez sua primeira aparição pública neste domingo (23), após passar 37 dias internado para tratar de problemas respiratórios. O pontífice, de 88 anos, apareceu na sacada do seu quarto no Hospital Gemelli, em Roma, para acenar aos fiéis e recebeu um caloroso apoio de todos que o aguardavam. Após a breve aparição, ele recebeu alta e se preparou para continuar a recuperação em casa.

Francisco estava internado desde o dia 14 de fevereiro deste ano, quando foi hospitalizado para tratar uma infecção respiratória que exigiu a utilização de oxigênio de alto fluxo. Durante esse período, o papa precisou de cuidados intensivos e passou por um tratamento para curar uma pneumonia dupla. A boa notícia é que, de acordo com a equipe médica, ele está completamente curado da pneumonia, mas ainda há alguns vírus remanescentes no pulmão que exigem cuidados contínuos.

Papa segue com cuidados e fisioterapia durante a recuperação

Agora em casa, o papa continuará a recuperação com fisioterapia respiratória e exercícios de fala, pois, devido ao uso prolongado de oxigênio, sua voz ficou afetada. Apesar de não precisar mais de hospitalização, Francisco terá que manter um estilo de vida mais calmo e gradual, conforme orientado pelos médicos.

O chefe da equipe médica, Sergio Alfieri, afirmou que o papa poderá retornar às suas atividades de forma progressiva, com a recomendação de manter um ritmo mais tranquilo nos próximos meses. Além disso, os médicos sugerem que o pontífice evite encontros frequentes com muitas pessoas para reduzir o risco de infecções e novos vírus.

Durante toda a internação, o papa se manteve com bom humor, sempre disposto a colaborar com a equipe médica. Mesmo em momentos de agravamento do seu quadro de saúde, Francisco demonstrou grande coragem e disposição. “Há três ou quatro dias, ele estava perguntando: ‘Quando vou para casa?’”, revelou Alfieri, destacando o entusiasmo do pontífice ao receber a notícia da alta.

Porém, a recuperação ainda exigirá cuidados especiais, e o papa deve continuar repousando por pelo menos dois meses, seguindo as orientações médicas para garantir uma recuperação completa.

Veja o vídeo da primeira aparição pública de Francisco desde a sua internação:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.