Cheia de rio destrói parte de ponte histórica do século XV na Espanha; Veja VÍDEO

A força das águas do rio Tajo destruiu parcialmente uma ponte histórica em Talavera de la Reina, na província de Toledo, no centro da Espanha. A estrutura, construída no final do século XV sobre uma antiga base romana, não resistiu à cheia provocada pelas fortes chuvas e nevascas das últimas semanas.

O desabamento aconteceu na noite de sábado (22), enquanto a cidade estava em alerta devido à elevação dos rios da região. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra parte do arco da ponte ruindo diante da força da correnteza. A ponte já havia sido fechada ao tráfego por segurança antes do colapso. As informações são do O Globo.

Tempestade Martinho intensificou a situação dos rios

O prefeito de Talavera, José Julián Gregorio, lamentou o ocorrido nas redes sociais. “Esta noite é um dia terrível para a história de Talavera. Nossa ponte antiga ou ‘romana’ acaba de ruir parcialmente”, escreveu.

De acordo com a Prefeitura, a última restauração da ponte havia sido realizada em 2002. A tempestade Martinho, que atinge a Espanha, é a quarta em menos de um mês e tem causado enchentes em várias regiões, como Ávila, Toledo e Segóvia.

A Confederação Hidrográfica do Tejo informou que 19 barragens da bacia do rio estão liberando grandes volumes de água para aliviar a pressão dos reservatórios. Além disso, outras cidades enfrentam ventos fortes, chuvas intensas, neve e ondas de grande altura ao longo da costa.

Veja o vídeo:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.