Especialista em marketing esportivo publica livro sobre patrocínios

No próximo dia 8 de abril, a Livraria da Vila, no shopping JK, em São Paulo, será palco do lançamento do mais novo livro de Ivan Martinho: Patrocinei! – um guia completo sobre estratégias de patrocínio e o futuro do marketing esportivo e de entretenimento.

A partir das 19h, o autor, que há seis anos preside a WSL na América Latina, estará disponível para uma sessão de autógrafos.

A obra surge como um desdobramento do podcast homônimo, o primeiro do Brasil dedicado exclusivamente ao tema de patrocínios, apresentado por Martinho e Fábio Wolff.

Agora em formato de livro, o conteúdo oferece um olhar aprofundado sobre o impacto dos patrocínios e como eles se tornaram uma peça-chave na estratégia das marcas.

“A obra é essencial para quem atua no ramo ou que gosta de se aprofundar sobre o tema. Embora tenhamos muitos livros sobre marketing, não é comum vermos materiais que tratam exclusivamente sobre patrocínios e a mecânica funciona da mesma forma para esporte, entretenimento e cultura”, destaca Martinho, autor do livro.


Ivan Martinho apresenta novo livro em São Paulo
Patrocínio como estratégia: Ivan Martinho apresenta novo livro em São Paulo • Divulgação

Mais do que uma simples fonte de receita, ele reforça que o patrocínio é um instrumento estratégico essencial para empresas que desejam fortalecer sua marca e se conectar diretamente com o público.

Com uma abordagem prática e baseada em cases reais, “Patrocinei!” explora a evolução dos patrocínios, os motivos que levam marcas a investirem nessa área e como temas como sustentabilidade, inclusão e inovação digital estão redefinindo o mercado. A obra conta ainda com contribuições de especialistas como Rodrigo Vicentini, Renato Politi, Fábio Wolff e Leonardo Duarte.

Trajetória consolidada

Com mais de 25 anos de experiência no setor de esportes, entretenimento e mídia, Martinho se tornou um dos nomes mais influentes do mercado. Além de atuar como palestrante e colunista nas revistas Máquina do Esporte e Exame, ele leciona na ESPM, na CBF Academy e no Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico do Brasil (CAGE).

Ao longo de sua carreira, passou por empresas renomadas como Traffic, T4F e Fox Channels, onde ajudou a transformar projetos em grandes negócios.

Sob seu comando na WSL, o surfe no Brasil atingiu um novo patamar, ampliando seu alcance e conquistando grandes patrocinadores. O Vivo Rio Pro, por exemplo, foi eleito o melhor evento esportivo de 2024, superando competições de peso como a semana da NFL e o Rio Open de Tênis.

Publicado pela Editora Alta Books, o livro já está em pré-venda na Amazon por R$ 62,90. Quem adquirir a obra até o dia 30 de março terá acesso a uma Masterclass exclusiva com Ivan Martinho, no dia 11 de abril, ao meio-dia.

Após o lançamento, a publicação seguirá disponível na Amazon e nas principais livrarias do país. Mais informações podem ser encontradas no site.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Especialista em marketing esportivo publica livro sobre patrocínios no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.