Steve Witkoff, enviado especial do presidente Donald Trump para o Oriente Médio, afirmou na terça-feira (18) que os detalhes em torno de um cessar-fogo mais amplo entre a Rússia e a Ucrânia serão discutidos no próximo domingo (23) em Jeddah, Arábia Saudita.
Ucrânia e Rússia ainda não confirmaram os detalhes das próximas negociações.
Moscou concordou em suspender temporariamente os ataques aos alvos de energia e infraestrutura de Kiev após um longo telefonema com Trump na terça-feira, informou a Casa Branca, mas o Kremlin não chegou a concordar com o cessar-fogo de 30 dias que o governo dos Estados Unidos vem pressionando.
O governo russo abordou a diferença entre a formulação da Casa Branca e sua formulação da ligação Trump-Putin, insistindo nesta quarta-feira (19) que a Rússia concordou em interromper os ataques à “infraestrutura energética” — não “energia e infraestrutura”.
Eles concordaram que as partes “se abstivessem mutuamente de ataques a instalações de infraestrutura energética por 30 dias”, ao mesmo tempo, em que expunham suas demandas por um cessar-fogo mais amplo, incluindo a necessidade de interromper a ajuda militar estrangeira à Ucrânia.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky sinalizou uma disposição para aceitar a trégua temporária de energia, dizendo em uma teleconferência da Finlândia, “Nós apoiaremos tal proposta, mas estamos muito interessados nos detalhes.”
Putin e Trump também concordaram com “negociações técnicas sobre a implementação de um cessar-fogo marítimo no Mar Negro”, bem como conversas sobre uma paz mais permanente, escreveu a Casa Branca, acrescentando que essas negociações começariam “imediatamente” no Oriente Médio.
Witkoff disse à Fox News na terça-feira (18): “Estou certamente esperançoso de que os ucranianos concordarão com isso”.
“Temos alguns detalhes para resolver, é claro, mas isso começará no domingo em Jeddah e, depois disso, avançaremos para um cessar-fogo total”, afirmou o enviado dos EUA.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Negociações de cessar-fogo na Ucrânia começarão no domingo (23), diz EUA no site CNN Brasil.