Avião sequestrado cai no mar por falta de combustível; Veja VÍDEO

Em 23 de novembro de 1996, o voo 961 da Ethiopian Airlines foi sequestrado e, após uma dramática sequência de eventos, acabou caindo no oceano Índico. Apesar do impacto, alguns dos ocupantes sobreviveram, e o incidente ficou marcado como um dos mais chocantes da história da aviação, especialmente por ter sido filmado em tempo real.

Na manhã daquele dia, o Boeing 767 decolou de Adis Abeba, na Etiópia, com destino a Abidjã, na Costa do Marfim, com paradas programadas em Nairóbi (Quênia), Brazzaville (Congo) e Lagos (Nigéria). A aeronave transportava 163 passageiros e 12 tripulantes, mas pouco depois da decolagem, sequestradores tomaram o controle da cabine.

Relembre o que aconteceu no voo

Menos de meia hora após a decolagem, um dos sequestradores levantou-se e se dirigiu à cabine de comando, sendo seguido por outros dois. Um deles anunciou aos passageiros: “Todos têm de ficar sentados. Eu tenho uma bomba”. Eles invadiram a cabine, informaram aos pilotos que havia 11 sequestradores a bordo e começaram a forçar o comandante a alterar a rota para a Austrália.

Apesar da insistência dos sequestradores, que acreditavam que o avião poderia voar por 11 horas sem reabastecer, a quantidade de combustível não era suficiente para o plano, já que o peso do avião não estava ideal e os tanques não estavam completamente cheios. O comandante alertou, mas os sequestradores não deram ouvidos, até que um deles passou a mexer nos controles do avião, prejudicando a navegação.

Quando o combustível começou a acabar, o piloto avisou aos sequestradores, mas foi ignorado. Ele tentou convencer os criminosos de que o avião estava com problemas críticos, até que, em um momento de desespero, usou o microfone para falar aos passageiros: “Senhoras e senhores, este é o seu piloto. Ficamos sem combustível e estamos perdendo um motor desta vez. Devemos realizar um pouso forçado e isso é tudo o que tenho a dizer. Já perdemos um motor e peço a todos os passageiros que reajam… aos sequestradores.”

O sequestrador que estava controlando a cabine, ao ouvir o aviso, voltou para a área de comando e tirou o microfone das mãos do comandante, alterando ainda mais a rota do avião, que começou a perder altitude rapidamente.

50 pessoas sobreviveram

Quando o segundo motor parou, o sequestrador percebeu a situação e mandou o piloto interromper a descida. Em resposta, o comandante disse: “Eu já estou morto, pois estou voando um avião sem potência nos motores.”

Enquanto isso, o copiloto foi para a parte traseira da aeronave, onde alguns passageiros já estavam com coletes salva-vidas inflados. Ele tentou orientá-los a desinflá-los até que saíssem do avião, mas com o avião sem potência, a situação era crítica.

Em um último esforço, os pilotos tentaram realizar um pouso controlado no mar, perto da praia de Grande Comore, nas Ilhas Comores. A aeronave atingiu a água a poucos metros da costa. Apesar do impacto, 50 pessoas sobreviveram, mas 125 perderam a vida, incluindo os três sequestradores e seis tripulantes. Um vídeo registrado por um turista da praia flagrou o momento exato da queda do avião na água.

O impacto que o caso teve na aviação

O incidente expôs falhas de segurança nas aeronaves, como o fácil acesso à cabine de comando. Como consequência, muitas companhias aéreas passaram a reforçar a segurança, instalando portas mais robustas nas cabines de piloto.

Além disso, o treinamento das tripulações para pousos de emergência na água foi intensificado, e equipamentos, como o machado de combate a incêndio, passaram a ser armazenados em locais restritos apenas aos tripulantes, já que foi com esse item que os sequestradores conseguiram ameaçar os pilotos. Assista ao vídeo:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.